MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no último sábado (09/04) a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu. O evento foi em preparação para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que propõe como tema “A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
A mesa de honra de abertura da conferência contou com a presença de autoridades, como Marcos Alexandre que é referência técnica em saúde mental da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Manhuaçu Juninho Enfermeiro, do Tenente do Corpo de Bombeiros Flávio mota, da presidente do Conselho Municipal de Saúde Vanda Lúcia Carneiro, além da Coordenadora Municipal de Saúde Mental Cláudia Leitão e da Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia.
A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, em seu discurso de abertura relembrou o caminho da saúde mental em Manhuaçu. “Lembro de quando começamos a Casa Amarela, quando a saúde em Manhuaçu era dividida em Casa Azul, Verde e Amarela. Ali demos os primeiros passos para o que temos hoje. Fico imensamente feliz em ver que existem pessoas interessadas em discutir e entender a saúde mental”.
Durante o evento ficaram expostos os trabalhos manuais que os usuários do três CAPS produzem durante as oficinas. Após as palestras, os participantes discutiram propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu