ALTO CAPARAÓ (MG) - O Sítio Recanto dos Tucanos, que é referência em agricultura sintrópica e é referência na produção de cafés especiais em Alto Caparaó, sediu um curso de Pigmentação Natural e Pintura.
Oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Jequitibá, o treinamento ensina a escolher, coletar e preparar a terra para a fabricação da tinta, bem como calcular a quantidade necessária para pintar o espaço, de acordo com o rendimento da tinta à base de terra, técnicas de aplicação e armazenamento. Eles também foram orientados a fazer um catálogo de cores com amostras dos tons e local de onde foram retirados.
O curso foi criado com objetivo de transmitir técnicas de produção artesanal de tintas sustentáveis para pintura de paredes. As tintas naturais feitas no curso são ecológicas, produzidas à base de terra, possuem baixo custo, boa durabilidade e qualidade estética, não agridem a saúde humana e nem contaminam o ambiente.
O curso foi articulado pelo mobilizador Jorge Rodrigo de Faria e ministrado pela instrutora Marcela da Terra.
A fabricação da tinta à base de terra é simples e custa pouco. Os materiais usados como aglutinantes são cola branca, para áreas externas, e grude feito com polvilho para áreas internas. Dezoito litros custam cerca de R$50, valor bem abaixo do cobrado pela mesma quantidade de tinta convencional. Além disso, o material não causa impactos negativos à natureza e à saúde das pessoas.
O Sítio Recanto dos Tucanos, situado em Alto Caparaó, produz alimentos com base na agricultura sintrópica e é referência na produção de cafés especiais. O espaço contempla uma vista privilegiada, em especial ao pôr do sol, e recebe turistas o ano todo.
Redação do Portal Caparaó