MANHUAÇU (MG) - A retomada da tradicional caminhada até o Cruzeiro da Bem Posta e da Boa Vista foi realizada nesta terça-feira, 03/05, em Manhuaçu. De forma especial, neste ano, o Padre Willis Gama (Paróquia São José) subiu pelo lado da Boa Vista e o padre Antônio Otaviano subiu pelo lado da Bem Posta, ambos acompanhados de fiéis até o encontro no alto da serra, onde foi realizado a missa.
Patrimônio cultural imaterial de Manhuaçu e uma tradição de mais de 35 anos, a Caminhada da Santa Cruz foi suspensa por conta das restrições da pandemia do novo coronavírus.
A Caminhada da Santa Cruz é um evento de peregrinação religiosa que acontece a cada ano, sempre no dia 03 de maio (Dia da Santa Cruz), com a subida ao morro do Cruzeiro que divide os Córregos da Bem Posta e Boa Vista, sendo homologada em 2019 como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Manhuaçu.
São dois acessos, sendo que pelo lado do Córrego da Boa Vista é feito o "Caminho da Via-Sacra" com a meditação das 14 Estações da Via-Sacra e pelo lado do Córrego da Bem Posta é feito o "Caminho de Maria" com as paradas de orações diante dos oratórios de Nossa Senhora.
SINALIZAÇÃO
A caminhada contou também com a presença do Secretário Municipal de Cultura e Turismo Silvério Afonso e da vereadora Eleonora Maira.
Neste ano, o caminho foi estruturado com placas indicativas para facilitar o acesso pelos peregrinos ao cruzeiro, sendo o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio do Diretor de Patrimônio Cultural Fabrício Santos.
“Desde quando assumimos o governo, temos procurado apoiar e dar suporte a práticas culturais em nosso município, esse evento é a prova disso. Tivemos empenhados nesse trabalho de estruturar este caminho com as placas, além de poder vivenciar esta experiência maravilhosa”, conta Silvério Afonso, Secretário de Cultura e Turismo.
Fotos Paróquia São José - Manhuaçu