Durante quinze dias, policiais militares de várias unidades da 12ª Região da Polícia Militar estão participando de um curso de formação de instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). O curso é promovido pelo 11° Batalhão de Polícia Militar.
Iniciado nesta segunda, 15, o curso se estende até o dia 26 e tem como meta atender a demanda da comunidade escolar de mais instrutores do programa. A proposta é capacitar novos profissionais e expandir o atendimento a outras escolas e cidades na área do 11º BPM e ainda do batalhão de Ipatinga e Itabira e as companhias independentes de Ponte Nova, Caratinga e João Monlevade.
Ao longo da quinzena, os policiais acompanham as orientações de um grupo de especialistas no programa: Capitão Jose Deon da Silva – Coordenador Metodológico /Master (8º BPM); Sargento Célio Antonio Crispim – Mentor (26º BPM); Sargento Maria da Conceição Pereira – Mentora (12ª RPM); Sargento Carlos Alberto Salvador – Mentor (31º BPM); Sargento Célia Aparecida da Silva- Mentora (34º BPM); Cabo Jesse Hudson de Andrade – Mentor (11º BPM); e Leila Maria Auarek Campos – Orientadora Educacional / Pedagoga (DEAEAS).
O curso está sendo realizado no Palace Hotel, em Manhumirim.
Além da questão de segurança e policiamento ostensivo, o 11º Batalhão de Polícia Militar tem atuado com foco e interesse na prevenção. O investimento no Proerd visa combater o crescimento dos delitos praticados por menores e o envolvimento deles com o mundo das drogas.
O Proerd tem por base o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, Califónia – EUA, em 1983. Atualmente o programa é desenvolvido em 58 (cinqüenta e oito países) e aplicado em cerca de 36 milhões de crianças e adolescente.
No 11º BPM, o programa já alcançou milhares de crianças nas escolas de vários municípios com resultados altamente positivos. A meta é ampliar o número de estabelecimentos e cidades atendidas.
O programa consiste em uma ação conjunta entre, a Polícia Militar e a comunidade, objetivando prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência, bem como ajudar os adolescente dizer “Não às Drogas”.
Carlos Henrique Cruz - 22:25 - 16/06/09 - portalcaparao@gmail.com