A Câmara de Manhumirim está reunindo assinaturas da população para enviar ao Senado Federal como forma de engrossar a lista dos que lutam pelos direitos dos aposentados brasileiros. Os aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo têm sofrido com as perdas salariais e precisam da aprovação de projetos de lei como o do Senador Paulo Paim (PT-RS), que extingue do fator previdenciário, a atualização das pensões e aposentadorias e o mesmo reajuste do salário mínimo.
O objetivo é chamar atenção dos municípios começando o exemplo por Manhumirim e unir forças para que o Congresso Nacional aprove os projetos de lei que estão em tramitação sobre a matéria. Para isto, desde esta terça-feira, 9 de junho, a Câmara disponibilizou pastas que podem ser assinadas voluntariamente em quatro locais da cidade. Quem quiser assinar dando apoio, as assinaturas estão sendo coletadas na sede da Câmara, na portaria da Rádio Manhumirim AM, Fundação Bom Jesus, no Sindicato do Produtor Rural e no Sindicato do Trabalhador Rural.
Caso algum aposentado do município esteja impossibilitado de comparecer num destes locais e quiser assinar, é só ligar para a Câmara no número 3341 1050 que a lista vai até o interessado. A princípio a listagem para assinaturas vai estar disponível durante duas semanas para depois ser enviada ao Senado.
O Presidente da Câmara, Jésus Aguiar, que está liderando este trabalho junto aos vereadores, tem falado sobre a situação dos aposentados nas reuniões da Câmara e em entrevistas na Rádio: “A verdade é que os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do mínimo estão sofrendo com as perdas sofridas ao longo dos anos, seja por cálculos injustos ou por desvinculação do aumento concedido ao salário mínimo nacional. É nosso dever como legisladores participarmos destas reivindicações em prol da população, e nossa cidade precisa estar inserida nesta luta pela defesa dos direitos daqueles que muito trabalharam e contribuíram com o país ao longo de uma vida.”
Câmara já tinha enviado moção de apoio
A Câmara de Manhumirim tem se mostrado estar engajada na luta pelos direitos dos aposentados brasileiros. No dia 21 de maio, na reunião da Câmara, os vereadores aprovaram a Moção nº 004, de autoria do Presidente Jésus Aguiar, que traz em seu texto o apoio ao Senador Paulo Paim (PT–RS), O senador tem lutado pela derrubada do Fator Previdenciário. Este fator é um sistema de cálculo que fez com que muitos aposentados e pensionistas passassem a receber menos do que o teto de contribuição, sendo a perda, em média, para a mulher de 41,5% e para o homem de 35%.
A Moção foi enviada ao Senado Federal. No dia 29 de maio, o Senador Paim enviou uma resposta ao Presidente Jésus Aguiar agradecendo pelo apoio e citando também outros projetos que tramitam no Congresso Nacional pela defesa do aposentado. Ele cita o Projeto de Lei nº 4434/08, que atualiza pensões e aposentadorias e a emenda ao Projeto de Lei 01/2007, que estende aos aposentados e pensionistas o mesmo reajuste do salário mínimo. Nesta terça-feira a Vereadora Aderli Tavares e o Presidente Dilson Vitorino da Câmara de Alto Caparaó disseram que também vão colher assinaturas naquele município.
Viviana Almeida – Jornalista – Assessora de Comunicação - 17/06/09 - 12:45 - portalcaparao@gmail.com