MANHUAÇU (MG) - Neste domingo, 05/06, foi realizada a 30ª edição do Cenáculo em Manhuaçu. O evento aconteceu na quadra do Colégio Tiradentes, após dois anos de suspensão por conta da pandemia do novo coronavírus.
Realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC), o evento deste ano teve como tema: “Quem crê em mim do seu interior jorrarão rios de água viva” (Cf. João, 7,38). Desde cedo e ao longo do dia houve a participação de centenas de fiéis, com momentos de louvor, adoração, reflexão e palestras.
O término foi com a Santa Missa, às 15:30h, presidida pelo Pároco de São Lourenço Pe. Carlos Altoé (SDN).
Durante homilia, ele destacou a importância do período de preparação vivido para o momento de Pentecostes. "Nos preparamos para a Páscoa, e de uma forma muito intensa, nós tivemos, mais uma vez a oportunidade de nos preparar para Pentecostes. Através de cinquenta dias, desde o domingo da páscoa, nós estamos nos preparando. Interessante, que nos últimos nove dias, tivemos a oportunidade de intensificar a nossa preparação através da novena, e a cada dia, buscando, renovando, pedindo que o Espírito Santo, pudesse permanecer, ser renovado em nossas vidas e nossos caminhos", destacou em um trecho.
CENÁCULO
O Cenáculo é um evento anual, que acontece, geralmente, no dia de Pentecostes. A história está contida no Livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1ss, e conta como, após a ressurreição de Jesus, Ele envia aos apóstolos o Espírito Santo para dar-lhes coragem de prosseguir com a Missão de levar a boa nova de Deus ao mundo. A passagem narra que, antes da vinda do Espírito Santo, os Apóstolos estavam com medo e escondidos após a prisão e morte de Jesus, mas que, após o Pentecostes foram tomados de força e coragem e começaram a anunciar destemidamente o Evangelho, sem medo das perseguições.
O evento em Manhuaçu é um dos mais tradicionais da diocese. Por conta da pandemia, desde 2019, não era realizado de forma presencial.
Com informações do Tribuna do Leste / Fotos Waltinho Fotógrafo