MATIPÓ (MG) - Matipó sediou o Simpósio de Medicina do Centro Universitário Univértix. O evento teve intensa participação dos acadêmicos de medicina e das entidades médicas representativas regionais, estaduais e nacionais.
O encontro teve a presença do presidente da mantenedora, João Batista Gardingo, o Reitor do Centro Universitário, Professor Doutor Lúcio Flavio Sleutjes e do Coordenador do curso de medicina, Prof. D.Sc. Flávio Takemi Kataoka. Durante a visita, no final de maio, receberam os representantes das associações com muito carinho, buscando conhecimento, aprimoramento técnico científico e relações dos acadêmicos com as classes médicas.
Os palestrantes demonstraram a importância da ética e da moral, do exercício profissional e suas relações com as responsabilidades civil, criminal e ético profissional, além dos grandes desafios da medicina no século XXI.
O Professor Dr. Sérgio Alvim Leite, médico delegado da AMMG junto à AMB e atuante como cirurgião vascular na cidade de Matipó e região, abriu o evento com a palestra “As associações médicas e as instituições de ensino superior”.
Em seguida, o presidente da União das Regionais das Associações Médicas da Zona da Mata Mineira (UREZOMA) Dr. Delano Carlos Carneiro, médico do trabalho e anestesista e advogado, discursou sobre a Medicina Humanizada enfatizando o papel jurídico da profissão médica e as responsabilidades civil, criminal e de ética médica.
Com o tema “Medicina novos desafios”, foi encerrado o ciclo de palestras com o Dr. Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Confederação Iberolatinoamericana e do Caribe de Entidades Médicas (CONFEMEL) e Diretor de Assuntos do Interior da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).
Cerca de 450 estudantes e convidados prestigiaram o Simpósio de Medicina da Univértix.
Houve um breve encontro com os alunos, seguido de um jantar de recepção no restaurante do Italogard Club, momento em que o entrosamento de todos pode ser percebido num clima de festividades.