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Manhuaçu sedia Conferência do Plano Nacional de Educação

20/06/2009 - Atualizado em 23/06/2009 08h36

Para consolidar um sistema nacional de educação, que venha atender as necessidades por meio da articulação entre os sistemas de ensino, representantes dos 31 municípios pertencentes a 27ª Microrregião da Vertente do Caparaó, estiveram reunidos em Manhuaçu nos dias 18 e 19 pp. O objetivo foi o de discutir as sugestões mais importantes para a educação no estado para os próximos 10 anos. A pré-conferência serviu para os segmentos da sociedade pudessem discutir propostas, que atendam os anseios.

A conferência também estabeleceu o parâmetro inicial para as discussões para as próximas conferências, que vão acontecer em Ponte Nova(Macrorregião que agregará 84 municípios) e Belo Horizonte.Em abril de 2010, as sugestões levadas à Brasília para serem debatidas na Conferência Nacional da Educação. A expectativa é que esse documento-referência, possa dar uma contribuição significativa e de peso para garantir mais qualidade na sala de aula, valorização dos professores e bons projetos para as escolas.

Com base nas deliberações das conferências estaduais, novo relatório será elaborado e encaminhado aos delegados e convidados da Conferência Nacional da Educação (CONAE). Ele servirá de eixo para as discussões teórico-práticas das conferências e colóquios da CONAE, a partir dos quais será organizado um documento final,englobando as deliberações da plenária com as posições consensuadas ou majoritárias.

A abertura da 1ª pré-conferência contou com a presença do prefeito Sérgio Breder, vice-prefeito Adjair Barros, representantes da União Nacional dos Municípios da Educação (UNDIME), representantes de classe e profissionais da educação. Ao fazer a abertura do evento, O prefeito Sérgio Breder disse da importância do município de Manhuaçu ter sido escolhido para sediar a conferência, e o esforço de todos para que a educação seja cada dia mais valorizada. “Além da valorização dos trabalhadores em educação, o futuro plano deverá diminuir sensivelmente, as diferenças culturais e regionais. As discussões servem de referencial para se estabelecer e consolidar as políticas e a gestão da educação”,disse.

O coordenador da pré-conferência da 27ª Microrregião e secretário municipal de educação de Manhuaçu, professor Eduardo Portilho foi enfático ao citar que o plano decenal é uma concepção ampla de educação, para incorporar a articulação entre os níveis e modalidades de educação, com os processos educativos no ambiente escolar, nos diversos momentos e dinâmicas da prática social. “Ao buscarmos a participação representativa da comunidade, esperamos que haja a verdadeira democratização da gestão, o acesso e a garantia da permanência bem sucedida de crianças e adolescentes, jovens e adultos nas instituições de ensino em cada município”, ressalta o secretário.  Segundo ele, o plano servirá de bússola para a implantação de políticas e programas, que visem à consolidação de uma educação efetivamente democrática.

Novo plano, novos rumos.

O plano de política educacional do estado vai possibilitar o aprofundamento das discussões sobre a responsabilidade educacional, envolvendo questões amplas e articuladas para formação e valorização profissional. Também contribuirá para o delineamento de uma concepção político-pedagógica, em que o processo educativo articule-se com a ampliação, melhoria do acesso e da permanência com qualidade em todos os aspectos.

Os representantes dos municípios Lajinha, Matipó, Durandé, Espera Feliz, Manhumirim, Carangola, Simonésia, São José do Mantimento, Caiana, Manhuaçu, Luisburgo, Martins Soares, Santa Margarida, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Caputira, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Ipanema, Fervedouro, Pedra Dourada e Mutum que integram a 27ª Microrregião, discutiram seis eixos temáticos, que vão servir de alicerce para consolidar a gestão democrática como princípio da educação nacional. O documento-referência trouxe para nortear as ações os eixos temáticos sobre o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade:organização e regulação da educação nacional, qualidade da educação, gestão democrática e avaliação, democratização do acesso, permanência e sucesso escolar, formação e valorização dos trabalhadores em educação, financiamento da educação e controle social, justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

O professor Everaldo  Dornelas de Queiroz, integrante do Sind-Ute se mostrou satisfeito com as propostas do plano decenal da educação . Lamentou o tempo curto para mobilizar toda a sociedade, discutir e participar. Ele observou também a ausência de representantes de alguns municípios. “É um avanço fantástico, democrático, embora não saibamos, ainda, se seremos atendidos em tudo, principalmente a carga horária,piso salarial e a valorização do profissional que está buscando meios para a formação dos cidadãos. É um marco histórico na educação brasileira”,destaca Everaldo Dornelas.

Para a representante da UNDIME,Maria Cristina dos Santos, às vésperas de vencer o período do plano da educação, esse é o momento de mobilizar e buscar mecanismos para atender a demanda. “É fundamental que todos participem da construção do plano decenal da educação para que a igualdade e políticas públicas sejam fortalecidas no campo educação”, ressalta Maria Cristina.

Eduardo Satil - 21/06/09 - 00:01 - portalcaparao@gmail.com

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