Portal Caparaó - São João do Manhuaçu recebe o Programa Reconecte, do Governo Federal
Geral

São João do Manhuaçu recebe o Programa Reconecte, do Governo Federal

29/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022 12h42

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Coordenadora-Geral do Programa Reconecte, Dra. Susy dos Santos, visitou São João do Manhuaçu nesta quarta-feira, 22/06, para apresentação do projeto. A iniciativa da Prefeitura Municipal, na gestão do Prefeito Sérgio Camilo e do vice-prefeito Zé Braz, reuniu prefeitos e representantes de 15 municípios.

O projeto Reconecte do Governo Federal e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos tem como intuito ressignificar o uso da tecnologia, fazendo dela uma facilitadora nas relações familiares, “reconectando” relacionamentos sociais. “A tecnologia, ao mesmo tempo em que aproxima indivíduos ao redor do mundo, pode também segregar pessoas em um núcleo familiar. Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados no mundo digital e, por sua vez, desconectados dos laços e vínculos que são fundamentais dentro de casa”, comenta Dra. Susy dos Santos.

A Prefeitura de São João do Manhuaçu, pela Secretaria da Assistência Social, passa a integrar o “Programa Reconecte”, com o propósito de “reconectar” as famílias e os relacionamentos sociais em geral, tendo as ferramentas tecnológicas como meio facilitador.

O programa tem cinco eixos: tecnologia e dignidade humana; responsabilidade digital; tecnologia e saúde; segurança digital; e cultura digital e é realizado em grupos de até 20 famílias por turma, com a participação de pais ou responsáveis acompanhados de filhos de 9 a 14 anos, divididos em quatro oficinas semanais.

LANÇAMENTO

O evento em São João do Manhuaçu serviu para lançamento do Projeto Reconecte na região. Participaram os municípios de Caputira, Reduto, Durandé, Tombos, São Francisco do Glória, Faria Lemos, Pedra Dourada, Divino, Orizânia, Lajinha e Abre Campo.

A cerimônia foi aberta pelo Prefeito Sérgio Camilo, acompanhado do vice-prefeito Zé Braz, a Secretária de Assistência Social Renata Camilo, a presidente da Câmara vereadora Leninha do Preto e o secretário vereador João Carlos, representante da Superintendência de Ensino Clarice Maciel, prefeitos Walace Pedrosa (São Francisco do Glória), Gilberto Damas (Faria Lemos), Fagner Ferreira (Pedra Dourada), Vitor Henrique (Abre Campo) e o vice-prefeito de Divino, Carlos Roberto.

Em sua fala, Sérgio Camilo agradeceu a presença dos municípios vizinhos e falou da satisfação em ver o interesse pelo projeto. “A pandemia mostrou a utilidade da tecnologia, mas aqui estamos vendo um projeto de uma reeducação tecnológica, para o fortalecimento das relações sociais reais, em especial a família, promovendo assim um uso dos recursos tecnológicos de maneira inteligente, para o bem”, destacou.

A palestrante Dra. Susy dos Santos ressaltou que o fortalecimento de vínculos familiares é o grande objetivo das ações. “Pensar na família como o local em que podemos atuar com políticas públicas é o que nos move quando identificamos a importância de uma família funcional. Transtornos do mundo moderno, como a ansiedade e a quebra de vínculos causados pelo mundo virtual, devem ser combatidos”, completou.

Ao final do encontro, os municípios presentes assinaram um termo de interesse em aderir ao programa.

Em São João do Manhuaçu, aconteceu durante a noite de quarta-feira, um encontro com as famílias na quadra da Escola Dona Durvalina para apresentação do projeto e desenvolvimento das primeiras ações.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.