VERMELHO NOVO (MG) - Com o tema “Saúde não é ausência de doença, é bem estar biopsicossocial” foi realizada, no Centro de Pastoral, a VII Conferência Municipal de Saúde.
Após o credenciamento dos participantes foi servido um café da manhã, e em seguida o secretário municipal de saúde, Júlio Moreira da Costa, usou o microfone para cumprimentar e agradecer a todos pela presença. A partir daí as autoridades foram chamadas para compor a mesa, o prefeito municipal, José das Graças Silva, o presidente do conselho municipal de saúde, Ronan Eduardo Barbosa, o comandante do destacamento da PM do município, Sargento José Reinaldo dos Santos, vice-presidente da Câmara municipal de vereadores, José Domingos Cupertino. Após a formação foi dado início aos trabalhos com a leitura e votação do regimento interno que foi aprovado por unanimidade.
A palestrante Miriam Raimunda Pinheiro da Costa, enfermeira e especialista em gestão e auditoria de serviços de saúde, e Leonardo Gomes de Sales, psicólogo e especialista em terapia cognitiva comportamental, iniciaram a palestra com uma dinâmica de participação do público falando relacionado com a importância das nossas escolhas e consequência das atitudes.
A psicóloga clínica e especialista em saúde mental, Wanderlucia Celia Nascimento, explanou sobre a importância de cuidar bem da saúde mental, da atenção primária e de redes especializadas. Após o almoço o retorno dos participantes foi para criação de vários grupos de trabalho de acordo com eixos de discussão para debates e elaboração de propostas a serem apresentadas na plenária final para votação.
A criação de três grupos pôde levar ao debate e a aprovação de várias medidas que devem fazer parte da saúde municipal a partir de agora. O relatório final da conferência foi aprovado pelos delegados da conferência de saúde.