Confirmando este compromisso com o Rio Manhuaçu, o SAMAL, iniciou esta semana a limpeza de suas margens do rio em todo o perímetro urbano. Nestes primeiros dias de serviço que contam com participação de vários homens e barcos, a limpeza foi realizada na região da Ponte da Aldeia e Vila Deolinda.
De acordo com o Diretor do SAMAL, Renato Breder Bonifácio, a limpeza do rio estava sendo programada há algum tempo. Uma equipe faz a capina das margens do rio e outra segue retirando todo tipo de lixo que encontra no local. O serviço é cansativo mas, precisa ser feito, porém, todos devemos evitar jogar lixo nas margens e no Rio Manhuaçu, reitera o diretor do SAMAL.
Tratamento de esgoto
Recentemente a Prefeitura de Manhuaçu assinou convênio com a Caixa Econômica Federal visando liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manhuaçu. O contrato prevê a liberação de cerca 18 milhões de reais para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manhuaçu será responsável pelo tratamento de até 35% dos efluentes gerados na cidade, o que irá melhorar as condições do Rio Manhuaçu e consequentemente a qualidade de vida da população.
De acordo com o Diretor do SAAE, Gentil Pazeli, estão concentradas na área urbana de Manhuaçu, grande parte das atividades comerciais e residenciais do município, que geram a maior carga poluidora do Rio Manhuaçu. Com a primeira estação de tratamento, a contaminação será reduzida consideravelmente. A meta é fazer todo tratamento nos próximos anos.
Luiz Nascimento - 23/06/09 - 08:28 - portalcaparao@gmail.com