MANHUAÇU (MG) - A Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu na tarde desta segunda-feira, 11 de julho, um grupo de 37 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Foi a primeira turma do município a participar do Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da câmara.
Acompanhados da especialista em educação, Fernanda Leitão, e da professora de História, Vanessa Gomes, os estudantes do colégio foram recepcionados pelos vereadores Cléber Benfica (PP), presidente da câmara, Administrador Rodrigo (DC) e Gilmar Cuca (Pros) no anfiteatro da casa do legislativo. Eles ouviram dos vereadores explicações sobre o importante papel dos políticos em representar a população, formulando leis, fiscalizando o poder executivo e trazendo benefícios para o município.
Já no plenário da câmara, os alunos foram recebidos pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, e o diretor administrativo, Diego Vila Real. Os estudantes puderam ocupar as cadeiras e a mesa diretora utilizadas pelos vereadores nas reuniões. Os alunos também tiveram a experiência de usar os microfones da sala, simulando o que ocorre nas sessões no plenário.
Funções da câmara
Por meio de slides, João Paulo de Souza e Diego Vila Real demonstraram as seis funções desenvolvidas pela câmara: legislativa, fiscalizadora, deliberativa, julgadora, político-parlamentar e educativa. Cada uma destas competências foi explicada aos alunos, que puderam tirar suas dúvidas com os servidores. Os estudantes Yanne Elisa, Lívia Gomes, Maria Sofia, Bernardo e Luísa ocuparam a tribuna e fizeram perguntas diretas aos vereadores Cléber Benfica, Administrador Rodrigo e Gilmar Cuca sobre a rotina de trabalho dos políticos.
A especialista em educação do Colégio Tiradentes, Fernanda Leitão, destacou a importância do projeto da Escola do Legislativo. “É um projeto muito importante porque, através das crianças, as informações, de forma correta, podem chegar aos adultos, fazendo com que a política seja mais justa e mais clara”, disse.
O diretor da Escola do Legislativo, João Paulo de Souza Andrade, lembrou que, com o Projeto Cidadania, a câmara continua de portas abertas para a sociedade. As visitas das escolas do município podem ser agendadas pelos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.
Assessoria de Comunicação Social