MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de aprimorar a prestação de serviço a população, os agentes comunitários de saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) participaram na tarde desta terça-feira (19/07) de uma capacitação, no anfiteatro da Câmara Municipal, sobre o Previne Brasil. Nesta quarta-feira (20/07) também serão capacitados os enfermeiros e os dentistas dos ESF’s.
A capacitação, sobre programa do Governo Federal, que é determinante para o financiamento das ações de saúde da família nos municípios, também faz parte da implantação do novo sistema de informação adotado pela Secretaria Municipal de Saúde e foi ministrado pelos técnicos da Vivver Paulo Henrique da Silva e Édson Rodrigues. “Essa capacitação é no intuito de elucidar mais uma vez, a importância de se realizar de forma correta os cadastros dos usuários do SUS, para que não tenhamos perda nos repasses das verbas de financiamento, para estar sempre atenta a questão do cumprimento dos indicadores, que nós precisamos cumprir no decorrer dos quadrimestres dentro da Atenção Básica à Saúde. Isso também tem por consequência, podermos oferecer uma atenção primária com mais qualidade no sistema de saúde”, explica a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Norma do Valle.
Piso nacional
A Secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, esteve presente no início do evento e deu uma ótima notícia aos agentes. “Temos a alegria de anunciar para vocês hoje, que já no pagamento deste mês vocês receberão o piso nacional dos agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias também. Isso está sendo proporcionado pela PEC que o congresso aprovou e hoje constatamos que o repasse do Ministério da Saúde já está em nossas contas. Parabéns a todos, sabemos da importância do trabalho de vocês e nada mais justo do que este reconhecimento”.
O piso nacional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da Emenda Constitucional nº 120 de 05 de maio de 2022, que estabelece o pagamento de dois salários mínimos, o valor de R$ 2.424,00, para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias. Os recursos orçamentários para o pagamento deste piso serão do Ministério da Saúde.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu