Portal Caparaó - Paróquia São José celebra um ano em Manhuaçu
Geral

Paróquia São José celebra um ano em Manhuaçu

20/07/2022 - Atualizado em 20/07/2022 07h21

A Paróquia de São José comemorou o primeiro ano de fundação nesta segunda-feira (18/07) com a missa celebrada pelo Pároco, Padre Willis Gama, e a presença de centenas de católicos. A matriz está localizada no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, e reúne 17 comunidades.

No ano passado, por conta das limitações mais rígidas da pandemia, um número mais restrito de pessoas pode participar da cerimônia de instalação da nova paróquia. Nesta segunda, o Padre Willis fez a leitura novamente do decreto, do Bispo da Diocese de Caratinga Dom Emanuel Messias, que erigiu a nova paróquia tendo como padroeiro São José.

“Completamos um ano de caminhada de nossa paróquia. Hoje temos muito mais pessoas presentes e é oportuna a leitura desse documento tão significativo”, pontuou durante a celebração festiva.

HISTÓRICO

Com o raiar das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, na Diocese de Caratinga, bem como na Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu, nos idos de 1980, famílias católicas da rua José Perígolo e adjacências, no Bairro Lajinha, abraçaram a causa missionária, organizando-se em grupos de reflexão. O movimento foi crescendo e iniciaram-se as celebrações de missas nas casas das famílias.

Com a comunidade crescendo e o surgimento de novos bairros, no dia 02 de outubro de 2015, após o empenho de todos na construção de uma igreja para a comunidade, localizada no bairro Bela Vista, nela celebrou-se a Eucaristia pela primeira vez. No ano passado, a nova paróquia foi instalada, sendo confiada ao patrocínio do Pai nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo e Patrono Universal da Igreja, São José.

ACOLHIDA

Durante sua fala nesta segunda, o pároco Padre Willis refletiu sobre o primeiro ano e o papel da comunidade paroquial. “A paróquia é formada por irmãos, onde cada um está colocando o seu dom a serviço, fazendo o reino de Deus acontecer. Ninguém é mais importante numa paróquia. Nem mesmo o padre. O padre só tem a obrigação de servir primeiro, antes de todos. Mas todos nós, dentro da comunidade, somos responsáveis por ela. A Igreja conta conosco para que através do nosso batismo, possamos dar o melhor de nós, para que todos os irmãos da nossa paróquia se sintam servidos, felizes. É importante sempre que a paroquia seja um lugar de acolhida. Quem vai a uma comunidade paroquial deve sentir-se em casa, deve ser bem acolhido. Nós somos responsáveis por acolher a todos e a acolhida faz muita diferença”, destacou.

Na mesma celebração, foi apresentada equipe da Pastoral da Acolhida. E foi complementando isso que o sacerdote lembrou o papel da paróquia. “E para que o Bispo criou a paróquia São José de Manhuaçu? Para que nós pudéssemos de maneira mais próxima, todos nós, fazer com que esse local, esse território, seja o lugar em que as pessoas possam se sentir acolhidas, amadas e respeitadas”.

Sobre o padroeiro, Padre Willis Gama reforçou que a trajetória de São José nos mostra que ele foi um homem de ação. Ele lembrou que o padre permanece por alguns anos, mas quem fica mesmo “são os leigos e leigas, pessoas que construíram o passado, estão construindo o presente e construirão o futuro dessa comunidade paroquial. Sirvam com amor sempre. Tudo que forem fazer nessa paróquia, façam com amor, zelo, pois vocês estão cuidando do presente e do futuro dessa comunidade. Sempre façam o melhor que puderem”.

Após a bela celebração de aniversário, a comunidade paroquial participou de um momento de partilha.

Carlos Henrique Cruz - Fotos Walter Marques - Waltinho Fotógrafo

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.