ALTO CAPARAÓ (MG) - O Parque Nacional do Caparaó (PNC), juntamente com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Alto Caparaó, Projeto Muriquis, Projeto Felinos, Projeto Passarinhando, Circuito Pico da Bandeira, Grupo de Operadores de Turismo de Alto Caparaó e Região (GTAC), profissionais da saúde e colaboradores das comunidades do entorno do Parque, irá participar, domingo, 24 de julho, a partir das 8h, do evento “Um Dia no Parque (UDNP)”, edição 2022, com o slogan “De volta ao lar”. Serão desenvolvidas ações de educação ambiental, atividades físicas e de acessibilidade em pontos turísticos do PNC.
O intuito é buscar a aproximação da comunidade em geral com a Unidade de Conservação, desenvolver o espírito de pertencimento e de preservação do meio ambiente. Neste primeiro momento, todas as atividades do UDNP serão realizadas via portaria Alto Caparaó, Minas Gerais. A mesma ação será promovida por portaria Pedra Menina, Espírito Santo, em data a ser definida.
Considerado o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, a 5ª edição do UNDP é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. Inspirado por uma frase do poeta estadunidense Gary Snyder, “Natureza não é um lugar que se visita. Ela é nosso lar”, o evento mostra que é importante lembrarmos que somos parte da natureza e, por consequência, das Unidades de Conservação. A frase escolhida não foi por acaso. Após dois anos sendo realizado on-line na maioria das UCs por causa da pandemia, UDNP volta com suas atividades 100% presenciais em 2022.
No Parque Nacional do Caparaó, Unidade de Conservação situada entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde, entre outros atrativos turísticos, está localizado o Pico da Bandeira, as atividades serão bastante variadas:
CAFÉ DA MANHÃ NO PARQUE
Destinado ao público em geral, domingo, a partir das 8h, no estacionamento do Centro de Visitantes do PNC, serão expostos para degustação e apreciação variadas marcas de cafés especiais, vencedoras de concursos nacionais e reconhecidas internacionalmente. Além disso, os participantes também poderão degustar produtos típicos da região.
SUBIDA AO PICO COM UM CADEIRANTE
Numa ação de inclusão e acessibilidade, por meio de uma cadeira adaptada, conhecida como Juliette, um cadeirante terá acesso e a oportunidade de contemplar a paisagem do Pico da Bandeira, ponto mais alto de Minas e o terceiro do Brasil. Uma equipe qualificada, formada por profissionais da saúde, condutores credenciados e funcionários do PNC, irá fazer o acompanhamento durante todo o trajeto, garantindo a segurança do cadeirante. Data inicial e parcial da subida será sábado, 23/07, a partir das 8h, pernoitando no acampamento do Terreirão. Data final de acesso ao Pico será no domingo, 24/07, a partir das 6h30, retornando logo após a contemplação da paisagem.
INVESTIGANDO OS MAMÍFEROS DO PNC COM O PROJETO MURIQUIS DO CAPARAÓ & PROJETO FELINOS
Destinada ao público em geral, a ação tem como intuito desenvolver atividades voltadas à observação de animais. Após palestra no auditório do Centro de Visitantes do PNC, os participantes irão fazer uma caminhada orientada pela Trilha dos Cipós, com possível observação de primatas e vestígios de mamíferos, além de um bate-papo com pesquisadores da área. A exposição do projeto tem início às 9h, no auditório do Centro de Visitantes do PNC, portaria Alto Caparaó (MG).
APRENDENDO A COLABORAR COM PESQUISAS CIENTÍFICAS
Despertar a curiosidade e conhecer os animais da Mata Atlântica. A ação vai realizar uma exposição de animais empalhados do museu de zoologia da UEMG-Carangola. Das 8h às 11h e das 13h às 16h. Local, Centro de Visitantes do PNC, Portaria de Alto Caparaó (MG). Destinado ao público em geral, sem limite de idade.
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
Direcionado a crianças de todas as idades e estudantes das escolas da região, a atividade vai abordar os princípios da ilustração científica, utilizando amostras e modelos biológicos (plantas, conchas e animais) para introduzir aos participantes a percepção, as escalas e técnicas de representação no papel. Em linhas gerais, a atividade busca ensinar como desenhar animais e plantas da natureza. Local, Centro de visitantes do PNC, Portaria de Alto Caparaó (MG). Horário das 10h às 12h.
OBSERVAÇÃO DE AVES – PROJETO PASSARINHANDO
Após instrução sobre o projeto e as espécies existentes no bioma do PNC, os participantes farão uma caminhada pela Trilha do Jacu, no Vale Verde, a fim de observarem pássaros e saberem identificar seus cantos. Destinado ao público em geral e amantes da observação de aves. Horário inicial da atividade será às 14h, ponto de encontro no Centro de Visitantes do PNC, portaria Alto Caparaó, MG.
TAI CHI CHUAN NA TRONQUEIRA
Para o encerramento do “Um Dia no Parque”, numa altitude de aproximadamente 2.300 metros, contemplando o mar de montanhas de Minas e um pôr do sol de tirar o fôlego, está programada uma aula de Tai Chi Chuan na área de acampamento da Tronqueira. A atividade é destinada ao público em geral e o horário inicial está programado para às 17h.