REDUTO (MG) - O Prêmio Escola Transformação tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Participam do Prêmio Escola Transformação 2022 as escolas de ensino regular que possuam 10 (dez) ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou na 3ª série do ensino médio (tradicional e integrado), desconsideradas as turmas multisseriadas ou de correção de fluxo e as turmas de educação especial.
A Escola Estadual do Jaguarai, foi a única na área da 20ªSRE/Manhuaçu classificada para final, na 1ª Edição, categoria Porte I - escolas com ATÉ 250 matrículas ativas.
Nesta Edição, em que a escola foi classificada, o critério de elegibilidade para a premiação foi "alcançar a taxa de participação de estudantes igual ou superior a 80% na aplicação e lançamento da Avaliação Diagnóstica.
Localizada no Distrito de Jaguarai, zona rural de Reduto, a escola atende alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos dois anos, os alunos receberam atendimento remoto devido a pandemia da COVID 19. “motivo este que nos impulsionou a reinventarmos para atender nossos alunos com o menor prejuízo possível na aprendizagem. A princípio ficamos desolados, pois não estávamos preparados para tal adversidade, sequer imaginávamos que um dia vivenciaríamos um isolamento social assim, cada um em sua casa”, explica Claudiana Luzia Vieira Moreira Bastos, Diretora da Escola
Ainda de acordo com ela, até então a situação era nova e superar este desafio foi uma motivação a mais para os profissionais da escola. “Tal adversidade não impediu que nos desdobrássemos para que os Planos de Estudos Tutorados (PETS) implementados pela SEE/MG, através do site Se Liga na Educação e do App Conexão Escola chegassem até as casas dos nossos alunos”, ressalta.
Outro desafio foi a falta de internet em algumas residências, sendo algumas em pontos mais distante e de difícil acesso. “Através de reuniões semanais remotas e com a colaboração de todos conseguimos aos poucos superarmos os obstáculos e com a ajuda de Deus que não nos permitiu perder a fé e a vencermos nossas limitações que naquele momento pareciam ser intransponíveis. Mais como resultado desse trabalho obtivemos 100% (cem por cento) de participação ativa tanto nas atividades curriculares quanto nas avaliações internas e externas. Através do desenvolvimento de um plano de ação pedagógico com foco em ações de caráter informativo, instrucional e orientador encaminhados com frequência por meio do serviço de motoboys, sendo assim possível mantermos a comunicação com as famílias distantes de todos nossos estudantes e também através da colaboração deles vencermos os percaustos do caminho”, finaliza.
Todo esse esforço foi recompensado e premiado com o reconhecimento com menção honrosa do Prêmio Escola em Transformação da SEE/MG que reconheceu dentre as 350 escolas que se destacaram no Estado de Minas Gerais por todo o trabalho desenvolvido em prol do ensino-aprendizagem de qualidade e com equidade.