REDAÇÃO - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiga 83 casos suspeitos de varíola dos macacos em Minas Gerais. Um deles está sendo acompanhado em Manhuaçu. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (27). No entanto, relacionado ao número de diagnósticos positivos, os casos permanecem em 44.
De acordo com a Saúde, os casos suspeitos são submetidos a exames laboratoriais feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Em caso de diagnóstico positivo, é necessário que o paciente fique isolado. São 83 casos suspeitos no estado, sendo que um deles foi notificado por Manhuaçu.
Segundo a Secretária de Saúde de Manhuaçu, Ana Lígia de Assis Garcia, o paciente está bem e segue sendo monitorado. Ela pontuou que é um caso suspeito, que está sendo investigado dentro do protocolo da Secretaria de Saúde, mas ainda é cedo para determinar algo concreto.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até agora 70 casos foram descartados pela pasta. Além disso, das cidades com pacientes contaminados, apenas Belo Horizonte registrou transmissão comunitária.
Conforme a secretaria, dois pacientes seguem internados devido “a necessidade clínica e isolamento”. Os demais aguardam o período necessário dentro de suas casas.
Nove municípios mineiros possuem ao menos uma pessoa com a doença. São eles: Belo Horizonte (32), Santa Luzia (3), Sete Lagoas (2), Governador Valadares (2), Cataguases (1), Contagem (1), Juiz de Fora (1), Mariana (1) e Teófilo Otoni (1).
Portal Caparaó / Foto OMS / Agência Brasil