Portal Caparaó - Gripe suína: Pessoa é acompanhada em Manhuaçu
Geral

Gripe suína: Pessoa é acompanhada em Manhuaçu

26/06/2009 - Atualizado em 29/06/2009 13h26

Profissionais do setor de Vigilância Sanitária de Manhuaçu foram chamados no início da noite desta sexta, 26, por causa de uma pessoa que chegou da Argentina. Apesar do acompanhamento, o quadro não foi considerado como contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1), a chamada Gripe Suína.

Segundo as informações, a pessoa esteve na Argentina, zona afetada pela doença, e retornou de Belo Horizonte para Manhuaçu num ônibus nesta quinta-feira. Com um quadro semelhante a um resfriado, houve o chamado. A notícia mostra que a doença está mais próxima do que se imagina.

Apesar disso, o estado de saúde não confere com os protocolos do Ministério da Saúde. A pessoa será acompanhada, pois não apresenta, por exemplo, febre alta. De toda forma, profissionais do setor ouvidos pela reportagem indicam que os cuidados e medidas de prevenção devem ser tomadas.

CASOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde informou nesta sexta que foram confirmados 70 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), nos estados de São Paulo (43), Minas Gerais (6), Paraná (5), Distrito Federal (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (3), Piauí (2), Espírito Santo (1) e Pará (1).

Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 522. Esse número inclui os casos informados ao Ministério da Saúde pelos três laboratórios de referência para o diagnóstico da influenza (Fundação Oswaldo Cruz/RJ, Instituto Evandro Chagas/PA e Instituto Adolf Lutz/SP) e/ou pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

O QUE É

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O Ministério da Saúde traz um série de recomendações:

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:

• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.

Substituir as máscaras sempre que necessário.

• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas.

• Evitar o contato direto com pessoas doentes.

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes

e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

• Não usar medicamentos sem orientação médica.

B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:

Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)

em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse

e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:

• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.

• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.   Carlos Henrique Cruz - 26/06/09 - 22:31 - portalcaparao@gmail.com   SAIBA TUDO SOBRE A GRIPE SUÍNA NA PÁGINA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE - CLIQUE AQUI  

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.