A Câmara de Vereadores de Lajinha sediou nesta sexta-feira, 26, o 2º Encontro Regional de Câmaras. O evento reuniu vereadores e assessores durante todo o dia em palestras sobre o gerenciamento do Legislativo nos municípios.
Lançado em maio com um encontro em Manhuaçu, o evento tem mostrado a importância dos Legislativos trabalharem unidos e cada vez mais cooperarem e trocarem informações. As constantes mudanças no ordenamento jurídico têm afetado bastante a gestão das Câmaras Municipais. “Eu acredito que a experiência de profissionais capacitados e a troca de informações auxilia muitas Câmaras em determinadas demandas”, explica a presidente e anfitriã do evento Alzira Machado.
PALESTRAS
O evento foi marcado por um dia inteiro de palestras e debates. Na primeira parte, o consultor Milton Mendes Botelho falou da gestão administrativa e contábil das Câmaras e apresentou conhecimentos importantes a todo vereador.
Em seguida, o jornalista do Centro de Apoio às Câmaras da Assembléia Legislativa, Jorge Aurélio Possa Filho apresentou uma palestra sobre a importância da comunicação.
Durante a tarde, o Cabo Pedro Boechat apresentou o Programa Jovens de Atitude, coordenado pela Polícia Militar.
Convidada especial do evento, a Presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Luzia Ferreira, apresentou a palestra sobre a nova visão da atuação do vereador e da Câmara Municipal.
O advogado e professor Edson Roberto Siqueira Júnior detalhou aspectos atuais do processo legislativo e no encerramento o advogado e consultor jurídico Ronaldo Mikei Figueiredo Martins apresentou a palestra sobre a inviolabilidade do vereador por suas opiniões, palavras e votos.
O próximo encontro será em Carangola, no final de julho, conforme anunciou o presidente Carlos Candinho. Já o presidente da Câmara de Manhuaçu, Toninho Gama, anunciou para agosto um Encontro com participação da Escola do Legislativo da Assembléia de Minas Gerais em Manhuaçu.
Carlos Henrique Cruz - 18:48 - 27/06/09 - portalcaparao@gmail.com