ALTO CAPARAÓ (MG) - A Comunidade Imaculada Conceição e a Prefeitura de Alto Caparaó realizaram uma belíssima programação para marcar o Soerguimento do Cruzeiro da praça central, no início deste mês.
A programação começou com uma Caminhada pela Educação e Paz com o grupo Ecológico Pau Brasil do Rio de Janeiro. Depois houve a missa solene e a cerimônia de inauguração do novo cruzeiro. Apresentações musicais completaram a noite festiva.
Marco religioso e histórico da cidade desde o ano de 1870, o antigo cruzeiro caiu com uma tempestade em 1997. Com o processo de revitalização da praça, a Prefeitura Municipal participou da construção do novo símbolo da fé.
A cerimônia de inauguração contou com os pronunciamentos do coordenador da Comunidade Imaculada Conceição, Renato Mota de Aguiar, Prefeito Júnior Jacomel, Secretário de Cultura e Turismo Ramiro Horst, lideranças, vereadores, secretários. A missa e depois a benção do cruzeiro foi conduzida pelo Padre Matheus Garbazza.
HISTÓRIA
Na cerimônia foi apresentada também a história e todo o simbolismo dos desenhos (martírios) presentes no cruzeiro.
Marco da colonização da cidade, cruzeiro foi erguido no centro do arraial, em 1870, no local em que os altímetros da época indicavam a altitude de mil metros em relação ao nível do mar, antes mesmo da construção da primeira capela, ainda em madeira. Com a chuva forte do final do século passado, o monumento acabou caindo, abrindo uma lacuna na memória de todos que o tinham como referência religiosa, social e histórica.
Apontam os registros que o cruzeiro original foi fabricado de forma artesanal, talhado em um só tronco de madeira do tipo braúna por Francisco Thomas de Souza (Chico Neném) e Manoel Fernandes dos Santos. O cruzeiro representa a fé cristã dos primeiros moradores do arraial que se tornou a cidade de Alto Caparaó, sendo a referência mais antiga do início do povoado; nele estão representados os objetos usados no martírio de Jesus Cristo.
SÍMBOLOS PRESENTE NO CRUZEIRO
CRUZ madeiro onde morreu Nosso Senhor Jesus Cristo
GALO Pedro negou Cristo por Três vezes antes que o galo cantasse
PLACA DE INRI Jesus Nazaré Rei dos Judeus
ESCADA Usada para retirar o corpo de Cristo
MARTELO Foi usado para pregar os Cravos
LANÇA ROMANA Perfurou o pulmão do lado direito do Corpo de Cristo
LANÇA COM ESPONJA Os Romanos embeberam-na em vinagre e ofereceram a Jesus
LUA E SOL Representando a escuridão da crucificação
ALICATE Utilizado para remover os pregos depois
MANTO DE VERÔNICA Usado para secar o rosto de Cristo
CÁLICE Usado na última ceia
DADOS Que os Soldados romanos jogaram para sortear a túnica de Cristo
CRAVOS Usado nas mãos e pés de Cristo
ESPADA Pedro Cortou a orelha do soldado Romano
CHICOTE Que açoitou Cristo
TÚNICA Vestimenta em linho usada por Cristo durante o Calvário
CAVEIRA Símbolo do Gogolta - Simboliza vida e morte de todos os seres humanos
Redação do Portal Caparaó - Com informações e fotos de Renato Mota / Divulgação / Alto Caparaó