MANHUAÇU (MG) - Realizada anualmente em todo o Brasil a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022, ocorre de 21 a 28 de Agosto e adota o tema "Superar barreiras para garantir inclusão".
A APAE Manhuaçu participa com programação durante todo o período chamando a conscientização da comunidade. O tema possibilita a discussão sobre quais são as mudanças e adaptações que a nossa sociedade deve fazer para garantir a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.
São inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Ignorância, medo, rejeição, percepção de menos-valia, inferioridade, piedade, adoração do herói, exaltação do modelo, percepção de incapacidade intelectual, efeito de propagação (ou expansão), estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, adjetivação, particularização, baixa expectativa, generalização, padronização e assistencialismo e superproteção integram os diferentes tipos das barreiras atitudinais.
Presentes no dia a dia, mesmo em pleno o século 21, essas barreiras são as mais comuns e estão firmadas – sejam explícitas ou não, sejam intencionais ou não –, por exemplo, em ações, omissões e discursos preconceituosos, pejorativos e estigmatizados que, devido às suas capacidades de inibir, coibir, oprimir, desencorajar, entre tantos outros fatores negativos, ocasionam a exclusão e a segregação das pessoas com deficiência nos ambientes sociais, tais como nas escolas e no mercado de trabalho, e até nos lares.
PROGRAMAÇÃO
Em Manhuaçu, a programação já foi definida e divulgada pela APAE.
21/08 - Missa em Ação de Graças
Local: Matriz de São Lourenço às 09h00
22/08 - Ação de Conscientização na cidade de Manhuaçu
23/08 - Futsal entre às APAE's, Manhuaçu x Caratinga
Local: Caratinga no período da manhã
23/08 - Formatura Escola de Família e noite de autógrafos
Local: Salão de Eventos da APAE às 19h00 (Convite Individual)
24/08 - Roda de conversa com alunos acadêmicos de Arquitetura de UniFacig e Autodefensores
Local: Unifacig às 19h00
25/08 - BalançAPAE
Local: Salão de Eventos da APAE às 14h00
25/08 - Culto de Ação de Graças
Local: Igreja Presbiteriana de Manhuaçu (Praça 5 de novembro) às 19h00
26/08 - Ação de Conscientização na cidade de Manhuaçu