Portal Caparaó - Grupo Folia de Reis Estrela do Oriente realiza apresentação em Alto Jequitibá
Entretenimento

Grupo Folia de Reis Estrela do Oriente realiza apresentação em Alto Jequitibá

19/08/2022 - Atualizado em 19/08/2022 09h02

ALTO JEQUITIBÁ (MG) - Uma das tradições mais antigas da igreja católica é Folia de Reais, que comemora a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior - e Baltazar) ao menino Jesus. Estas festas podem ser realizadas tanto no dia 6 de janeiro como durante todo o mês, ficando por conta da tradição local.

Um dos grupos mais antigos da nossa região é a Folia de Reis Estrela do Oriente formada em meados de 1930, por agricultores, sendo que os descendentes desses pioneiros foliões preservam até os dias de hoje e rica e maravilhosa tradição, tendo a Secretaria de Cultura do Município de Alto Jequitibá, iniciado o cadastro no site do IEFHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico)  da Folia de Reis Estrela do Oriente.

Composta por agricultores residentes na cabeceira do Córrego Vargem Grande, na zona rural do Município, a folia é composta por 15 integrantes que nas apresentações são liderados pelo componente que tem a função de Bandeireiro, atualmente é desempenhada pelo Sr Gilmar Faria Emerick, havendo ainda outros postos de hierarquia no grupo de folia, essenciais para a organização e harmonia das apresentações. 

O grupo de folia de Reis do Córrego Vargem Grande remonta da época em que a Paróquia era liderada pelo saudoso Padre Júlio Maria, que foi seu grande incentivador que apoiava esta e outras manifestações religiosas em nossa região.

No último final de semana o grupo realizou uma apresentação na propriedade do Sr. Valdeci Osório dos Santos, onde reuniu um grande número de pessoas entre visitantes e moradores locais. “A Folia de Reis é uma tradição religiosa que nós, descendentes dos primeiros integrantes, demonstramos um grande orgulho em manter viva esta tradição que atravessa os séculos”, disse Sr. Valdeci.

No Brasil, as Folias de Reis nasceram das práticas de evangelização jesuítica. Eram formas de teatralização das passagens bíblicas para popularizar e converter os povos originários. “Com o passar do tempo, os expectadores se tornaram os atores e assumiram o papel dos Três Reis Magos. O que iniciou como uma performance das sagradas escrituras saiu do roteiro original e tornou-se uma peregrinação de devotos cantadores que se deslocam de casa em casa para a anunciação da boa nova do Menino Deus”, conta o Sr. Dilmar Ferreira, músico.

A apresentação é uma manifestação religiosa cantada em forma de coral, na voz do cantor repentista Agnaldo Carvalho de Oliveira.  Segundo Agnaldo, a Folia de Reis Estrela do Oriente estará presente no encontro de Folia de Reis que se realizará no próximo dia 21 de agosto na cidade de Luisburgo.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.