REDAÇÃO - Depois de chegar a 63.084 alunos em várias regiões de Minas Gerais no primeiro semestre de 2022, o Programa Semeando começa uma nova fase neste segundo semestre junto a 73.239 estudantes do ensino fundamental I. Esta é mais uma iniciativa de sucesso do Sistema FAEMG e do Sebrae Minas, que oferece às escolas públicas a oportunidade de serem protagonistas na conscientização sobre a importância do agronegócio, do empreendedorismo e da sustentabilidade, e ainda da relação campo-cidade.
Alunos e educadores são orientados a gerar valores e atitudes para que as crianças e adolescentes atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais e na conservação e utilização adequada dos recursos naturais, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora.
Ao final desta etapa, os integrantes do programa podem participar do segundo concurso de desenho e redação, em outubro. Esses materiais devem refletir todo o aprendizado adquirido durante o programa. O primeiro concurso premiou 20 vencedores, dois de cada regional do Sistema FAEMG no interior. O programa conta com o apoio das entidades cooperadas ao SENAR MINAS.
“É gratificante ver as escolas se empenhando na participação, e as crianças entendendo e valorizando o papel do homem do campo. Alguns contaram as histórias da própria família nas redações. Com certeza despertamos um olhar diferenciado nestas crianças e cumprimos nosso compromisso de “semear” um futuro sustentável para todos”, diz a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues.
Para a analista de Promoção Social Michelle de Paula, trabalhar a educação ambiental e empreendedora é essencial em todos os níveis dos processos educativos, visto que ambas são ferramentas para a conscientização, reflexão e mudança de comportamento de toda uma sociedade. “O Semeando prepara e incentiva escolas e professores a trabalharem temas contemporâneos e transversais, dentro da sala de aula, por meio de atividades extracurriculares, contribuindo na formação e desenvolvimento dos estudantes”, explica.
A educadora Cacilda Barbosa acredita que o programa germinou a semente de participação. “Ele traz uma metodologia com a leveza da natureza. A premiação nos permitiu sentir a seriedade e a responsabilidade de participar e até mesmo de vencer. Podemos afirmar que somos o resultado do trabalho e das parcerias que estabelecemos, e a leitura que fizemos da redação do aluno vencedor nos permite identificar a comunidade onde a escola está inserida. Uma comunidade empreendedora e que necessita sentir a responsabilidade de ser sustentável”, disse.
O programa fechará o ano com mais de 73 mil alunos beneficiados. Veja os números:
73.239 estudantes do ensino fundamental I
448 escolas:
169 estaduais e 279 municipais
4.304 professores
217 municípios
Memória afetiva
A primeira edição do Programa Semeando foi realizada entre 2001 e 2010. Considerado o maior programa de educação ambiental de Minas Gerais, ele contou com a participação de 150 mil professores e 3 milhões de crianças de escolas públicas. O último concurso cultural, realizado em 2010, teve como tema Integração Campo-Cidade e recebeu 13.900 trabalhos.
Mais de dez anos após seu encerramento, o Semeando ainda está presente na memória de quem leu os livros na escola e lembra do Torrãozinho, o simpático mascote da iniciativa que retorna repaginado para, novamente, mostrar às crianças com muito carinho como o agro, a cidade e a preservação da natureza estão mais próximos do que parece.