MANHUAÇU (MG) - A prevenção e o diagnóstico precoce são os primeiros passos para se combater o câncer de mama e pensando nisso, é que as Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Manhuaçu foram capacitadas sobre o tema, em um aulão que ocorreu nesta quarta-feira (24/08) no anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu. A ação foi promovida pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Câmara Municipal, por meio do vereador Administrador Rodrigo.
“O objetivo desse encontro foi o alinhamento e a fixação de conteúdo repassado através do ensino à distância, para o desenvolvimento de um projeto que pretende disseminar a cultura da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sabemos que o Câncer de Mama é o segundo em incidência e a primeira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, detalhou Cláudia Magalhães, voluntária da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (ASPRECAM), ministrante da aula.
A associação tem sua sede em Belo Horizonte e tem como missão, contribuir para a diminuição dos índices de morbidade e de mortalidade, por câncer de mama, de mulheres no Brasil, agregando valor ao SUS. “A prevenção tem como base o tripé formado pelo autocuidado da mama, exame clínico e mamografia de rastreio. O autocuidado será o ponto chave da ação dos agentes que levarão para casa, o conhecimento e os conceitos de grupo de risco, sinais e sintomas do câncer de mama e prevenção”, ressaltou Cláudia.
Cada ESF recebeu o Modelo Didático Mamamiga, comprado com recurso de emenda parlamentar do Vereador Administrador Rodrigo, que será utilizado como instrumento de trabalho, pelos agentes de saúde. “O papel do agente de saúde nesse processo é essencial, já que ele tem como função, a promoção e a prevenção da saúde dos munícipes”, explica Cláudia.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu