MANHUAÇU (MG) - O artista plástico e Diretor Municipal do Patrimônio Cultural de Manhuaçu, Professor Fabrício Santos, promoveu neste domingo 28/08, a restauração do Busto do Coronel Serafim Tibúrcio, na Praça Carlos Castro, na Baixada.
Inventariado no patrimônio cultural do município, o busto sofreu com o vandalismo da pichação na semana passada. Na sexta-feira, o artista plástico Fabrício Santos tinha feito a limpeza da pichação e descobriu, através da descamação da tinta cinza, a cor original dourada do busto.
“Na restauração da pintura, foi pintada novamente a tinta automotiva dourada com aplicação do verniz automotivo, visando uma maior durabilidade e resistência as intempéries do tempo, sol e chuvas”, destacou Fabrício Santos.
HISTÓRIA
O coronel Serafim Tibúrcio foi cobrador de impostos, delegado de polícia e prefeito. Tido como bandido para alguns, herói para outros, é um dos personagens mais icônicos da história de Manhuaçu.
Sua imagem atrai sentimentos difusos, principalmente no meio político, por ter declarado a Independência de Manhuaçu em relação ao restante do país, no final do século XIX, no dia 15 de maio de 1896. Com isso Serafim Tibúrcio colecionou admiradores e desafetos. A independência durou 22 dias, até que tropas federais invadiram a cidade para retomar o poder.
Após a derrota o Coronel Serafim Tibúrcio da Costa teria abandonado a cidade, passando a morar em Afonso Claudio, mas dizendo que queria retornar um dia e que fosse sepultado na cidade. Ele faleceu no dia 19 de novembro de 1919, por morte natural, aos 68 anos, na cidade de Espera Feliz.
Como a ferrovia já havia sido inaugurada em Manhuaçu, o corpo foi transportado por trem de ferro da cidade vizinha até Manhuaçu, onde foi sepultado no cemitério local. Como legado dessa história, o coronel ganhou uma discreta rua com seu nome, no Bairro Coqueiro, onde pouca gente sabe da sua história e o busto que fica na Praça da Casa de Cultura.
Redação do Portal Caparaó / Com informações do Cidade Total