ALTO JEQUITIBÁ (MG) - Alto Jequitibá recebeu o curso de Classificação e Degustação de Cafés, entre os dias 22 a 26 de agosto, realizado no Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Jequitibá em parceria com o Sistema Faemg/Senar.
O curso foi resultado da mobilização do Agente de Desenvolvimento Rural Jorge Rodrigo de Faria contou com carga horária de 40 horas.
Durante a capacitação, o instrutor conduziu os participantes a aprenderem sobre os tipos de cafés, peneiras de classificação e a prova (degustação) dos cafés para o conhecimento da qualidade de bebida (rio, riado, duro e cafés moles).
A Prefeitura de Alto Jequitibá apoia a iniciativa, especialmente por ser um município reconhecido por cafés de alta qualidade.
Classificar o café da maneira correta, fazer amostras e degustar a bebida, compreender a diferença entre bebida mole e bebida dura e entender o que é café especial fazem a diferença nos tempos atuais para o sucesso da propriedade rural. Com o treinamento, os alunos compreendem que existem vários fatores na hora da prova. Logo é possível vender um produto melhor, pois conseguem identificar a qualidade e procurar pelo preço correto.
O curso também estimula a permanência dos filhos dos cafeicultores no meio rural e ajuda os jovens a enxergarem oportunidades de negócios para as suas famílias.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Alto Jequitibá