Em reunião da diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), sob a presidência de Toninho Gama, empresários discutiram a possibilidade de reinserção de ex-detentos no mercado de trabalho. Faltando um mês para o Salão de Negócios e Oportunidades e o Salão Automotivo AutoBizz 2009, foram detalhados também alguns pontos da programação e estrutura para a feira empresarial.
Motivados pelo Projeto Regresso, do Governo de Minas e Instituto Minas Pela Paz, os diretores da Aciam discutiram a criação de uma parceria com as empresas para que absorvam mão-de-obra de pessoas que tenham cumprido sua pena ou estejam no regime de liberdade provisória.
A Presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Denise Rodrigues, e a voluntária Aparecida Moreira explicaram o andamento do projeto na cidade e destacaram que a proposta tem uma grande chance de ser viabilizada na cidade.
O Projeto Regresso, citado como modelo, tem como objetivo incentivar a contratação formal de egressos e, em conseqüência, reduzir a reincidência prisional e diminuir a criminalidade no Estado. Pelo menos quatro empresários manifestaram o interesse em contratar durante a reunião.
“É o setor privado superando preconceitos, abrindo espaço no seio das suas empresas para esses egressos. O apoio da classe empresarial será fundamental para tornarmos essa idéia concreta”, afirmou Denise Rodrigues.
Para ser implantado, o programa precisa do envolvimento da APAC. É a associação que oferece, com apoio de instituições apropriadas, cursos de alfabetização e de qualificação para que os detentos sejam encaminhados de acordo com suas capacidades para as empresas.
A expectativa é de que os recursos para a construção da APAC em Manhuaçu sejam liberados em agosto. O terreno é no antigo clube do Sol, na saída para Reduto, na BR-262.
SALÃO DE NEGÓCIOS
Toninho Gama também anunciou detalhes da programação do Salão de Negócios e Oportunidades e do Salão Automotivo AutoBizz. As duas mostras empresariais vão acontecer simultaneamente de 6 a 9 de agosto no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia.
Ele explicou que a união dos eventos vai garantir que todo o espaço de festas seja preenchido e oferecerá mais opções para o público participante. A outra novidade é o funcionamento no domingo, véspera de feriado em Manhuaçu.
O dirigente confirmou o desfile de modas, ações no campo da cultura e beleza, presenças vips e palestras e consultorias. A boate na sexta-feira e sábado será mantida na programação. Várias empresas também já confirmaram participação nos eventos. Carlos Henrique Cruz - 01/07/09 - 16:02 - portalcaparao@gmail.com