Portal Caparaó - Câmara Municipal recebe alunos do Centro Educacional de Manhuaçu
Política

Câmara Municipal recebe alunos do Centro Educacional de Manhuaçu

16/09/2022 - Atualizado em 16/09/2022 15h39

MANHUAÇU (MG) - O Projeto Cidadania, da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu mais uma escola na tarde desta quarta-feira (14/09). Desta vez, 31 alunos do Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) participaram do projeto que tem como objetivo disseminar entre os estudantes do município informações sobre as atividades do poder legislativo e os trabalhos realizados pelos vereadores.

Acompanhados da coordenadora do CEM, Jakeline Marques Pinheiro, e das professoras Viviane de Souza Andrade e Aline Gomes Ribeiro, os estudantes do quarto e quinto anos receberam as boas vindas do vereador Administrador Rodrigo (DC), do assessor da presidência da câmara, Anízio Gomes de Souza, e do diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade. “Estamos sempre de portas abertas, principalmente para esses projetos educacionais”, declarou Administrador Rodrigo.

No plenário da câmara, os alunos do CEM assistiram a um vídeo institucional sobre a casa do legislativo. Eles ocuparam as cadeiras e a mesa diretora usadas pelos vereadores nas reuniões e sessões e acompanharam a exposição do professor João Paulo. Os estudantes ouviram atentos as explicações sobre as funções desempenhadas pela câmara e o trabalho dos vereadores de elaborar e votar leis e de fiscalizar o poder executivo.

Interesse dos alunos

Demonstrando bastante interesse e curiosidade, a turma fez inúmeras perguntas sobre diversos assuntos, como projetos para o trânsito, orçamento, sobre políticas para animais, esportes, educação, obras, saúde e até preços dos combustíveis. O vereador Administrador Rodrigo falou então sobre alguns projetos aprovados e em trâmite na câmara.

Indagado sobre o orçamento do município, o vereador, que é relator da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas da câmara, explicou que os projetos passam por essa comissão para que haja uma análise sobre a viabilidade econômica deles para Manhuaçu.

Jakeline Marques Pinheiro, coordenadora do CEM, destacou que o centro educacional ministra aos alunos conteúdos como a divisão de poderes (executivo, legislativo e judiciário) no Brasil e que, além de abordar teoricamente o tema, a ideia é “mostrar na prática essa realidade”. No caso do poder legislativo, ela disse ser importante “tirar do papel” as informações e mostrar para os estudantes “onde se executam as leis” no município.

As escolas que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.