Portal Caparaó - CIS-Caparaó promove assembleia em Ipanema
Geral

CIS-Caparaó promove assembleia em Ipanema

19/09/2022 - Atualizado em 20/09/2022 07h25

IPANEMA (MG) - Durante reunião em Ipanema, na sexta-feira, 16/09, o CIS-Caparaó recebeu representantes de 11 municípios consorciados e apresentou informações e novidades nas áreas de saúde, iluminação pública e destinação correta de resíduos sólidos. A Assembleia foi aberta pelo prefeito de São João do Manhuaçu e presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Camilo, com a presença também do prefeito de Ipanema, anfitrião do encontro, Júlio Fontoura, do secretário executivo do CIS-Caparaó Felipe Rodrigues Clemente e a secretária de saúde de Ipanema Letícia Machado.

“Uma das propostas é sempre realizar a assembleia em uma das 15 cidades. Dessa vez, viemos a Ipanema.  Trouxemos assuntos de interesse dos municípios, como a nova empresa responsável pela manutenção da iluminação pública, questões de saúde, do transporte de pacientes, telemedicina, programa de substituição de iluminação por LED, discutimos o orçamento de 2023 e outros assuntos”, destacou o presidente Sérgio Camilo.

A assembleia ajuda a manter sintonia com os municípios e também compartilhar os problemas de cada um e buscar solução. “Lembrando que o objetivo principal do consórcio CIS-Caparaó é o municipalismo: trazer melhor qualidade, mais eficiência no atendimento e eficácia em cada serviço que dispomos para atender melhor nossos moradores”, complementou.

Outro projeto em andamento é a destinação correta dos resíduos sólidos e o fim dos lixões. “Foi iniciado neste ano e empresa já está atendendo vários municípios que aderiram ao serviço que licitamos em conjunto. Os resultados estão aparecendo pois, além de cumprir a lei, estamos trazendo melhor qualidade de vida para os nossos moradores”.

EXPERIÊNCIA DE IPANEMA

Para o prefeito do município de Ipanema, Júlio Fontoura a assembleia permitiu também a apresentação das experiências bem sucedidas do município de combate a leishmaniose visceral.

A médica veterinária Raquel de Abreu Pereira, coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, apresentou o projeto. “Com o objetivo de combater a leishmaniose visceral, foi elaborado um projeto e fomos o único município na região contemplado com coleiras dotadas de repelente para evitar o mosquito palha, que é o vetor dessa doença. São mil coleiras que serão tocadas de 6 em 6 meses por um período de até 4 anos. Além disso, os cães serão microchipados e teremos um monitoramento detalhado”, explicou o prefeito Júlio Fontoura.

Como a leishmaniose visceral canina é transmitida pelo mosquito-palha, o uso da coleira repelente é a principal forma de evitar a proliferação da doença, uma vez que mantém os animais sadios livres de uma eventual picada contaminada do inseto. Já os animais doentes, com a coleira, deixam de ser alvo do mosquito-palha, interrompendo a cadeia de transmissão.

“Através de uma emenda parlamentar do nosso deputado federal, teremos também o programa de castração de animais de rua e daqueles pertencentes a famílias de baixa renda para controle da população de cães”, destacou o prefeito.

Júlio Fontoura ainda agradeceu a participação dos municípios vizinhos na assembleia em Ipanema: “É um momento muito especial e estamos muito felizes em receber os prefeitos e secretários da região. A gente vive um momento delicado na área de saúde e nossos munícipes dependem muito do SUS e, infelizmente, não temos como suprir todas as demandas sozinhos. O consórcio vem suprir essas demandas e oferecer melhores prestações de serviço na saúde, mas também na área de iluminação pública, de resíduos sólidos e outros projetos. Quero parabenizar toda a equipe do CIS-Caparaó e o presidente Sérgio Camilo pelo trabalho comprometido com o resultado e dedicado que estão fazendo”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.