IPANEMA (MG) - O sistema de videomonitoramento Olho Vivo foi inaugurado em Ipanema. O sistema conta com a tecnologia de inteligência artificial que possibilita a análise e a combinação das imagens de alta definição captadas pelas câmeras.
Na primeira fase, o sistema conta com 16 câmeras: 12 fixas e 4 móveis. A previsão é que sejam instaladas mais câmeras em novos pontos estratégicos.
Os equipamentos permitem a identificação de placas, marcas, cores dos veículos, detalhes das roupas e a expressão facial de pessoas em circulação.
As imagens são transmitidas em tempo real para a central de operações, que fica no quartel da PM, e também gravadas.
O prefeito Júlio Fontoura afirmou que, além de combater a criminalidade, o sistema pode melhorar o trânsito. "A tecnologia permite verificar a quantidade de veículos que entrou ou saiu da cidade e identificar veículos roubados, na ocorrência desse o sistema emite um alerta para a central de operações, identificando o carro ou moto roubada, se entrou ou saiu da cidade. Além da criminalidade, com o uso das câmeras vamos melhorar até mesmo a fluidez do nosso trânsito. Tudo isso nos auxilia significativamente", ressaltou.
Todas as entradas da cidade receberam as câmeras fixas. Já no centro da cidade, além das fixas também foram instaladas as câmeras móveis.