Portal Caparaó -  APURA - Anatomia Patológica - Inovação em diagnóstico de precisão
Geral

 APURA - Anatomia Patológica - Inovação em diagnóstico de precisão

07/10/2022 - Atualizado em 07/10/2022 08h06

MANHUAÇU (MG) - Saúde é coisa séria! Saúde tem pressa e não espera! Com saúde não se brinca! Essas são algumas frases populares que chamam a atenção para a necessidade de um bom acompanhamento e avaliações médicas sempre que possível. E quando há alguma suspeita que algo não está indo bem no corpo, um diagnóstico seguro, preciso e rápido é sempre necessário para início de tratamento de um paciente.

Para agilizar esse processo, Manhuaçu passa a contar à partir de agora com Apura – Anatomia Patológica, um laboratório médico de diagnóstico de precisão e atendimento individualizado, contando com equipamentos de alta tecnologia. É um investimento novo na cidade e faz parte de um projeto de vida, segundo a proprietária, a médica patologista dra. Eveline Cristina. “Acreditamos nesse investimento na saúde da população de Manhuaçu e região e no retorno dele, não só financeiro, mas principalmente para auxiliar nos diagnósticos  de forma mais rápida e mais precisa e nas orientações adequadas aos médicos, pacientes e familiares. Esses são os nossos objetivos”, pontuou.

O laboratório Apura Anatomia Patológica atua na área de diagnóstico complementar, dando suporte às outras especialidades médicas, recebendo os materiais a serem analisados no laboratório a partir de procedimentos feitos por profissionais como cirurgiões de uma forma geral, cirurgião plástico, dermatologista, ginecologista e mastologista, urologista, infectologista, endoscopista, entre outras especialidade, em consultórios, clínicas e hospitais. “Eles fazem a coleta desse material que pode ser uma biópsia de alguma lesão, uma punção aspirativa, um exame de citologia (preventivo e não preventivo) e/ou um procedimento cirúrgico mesmo, feito em um hospital”, lembra dra. Eveline. Além desses serviços tradicionais, oferece como diferencial na cidade a avaliação de casos especiais durante o procedimento cirúrgico ou de realização das biopsias e citologias, com avaliação em tempo real do material (exame peroperatório ou congelação), podendo orientar mudanças de conduta durante o procedimento que está acontecendo e assim evitando que os pacientes tenham que refazer os procedimentos, principalmente quando se trata de doenças oncológicas. 

O material retirado do paciente, seja em consultório, em clínicas ou nos hospitais, é encaminhado para análise médica-laboratorial de alta precisão no Apura Anatomia Patológica e o resultado da análise vai ajudar o profissional médico a confirmar, afastar ou corroborar as hipóteses diagnósticas, em relação ao caso.

Segundo dra Eveline Cristina, médica e responsável técnica do laboratório, as análise vão além do ponto de vista oncológico, em que muitas vezes a Patologia (ou Anatomia Patológica) está atrelada para saber se uma lesão é benigna ou maligna, se tem relação com câncer ou não. “Analisamos também as doenças de natureza inflamatórias, relacionadas a alguma infecção ou a algum componente autoimune mesmo”, pontuou a médica.

Equipamentos e profissionais

Para que todos os exames e análises de material sejam feitos totalmente em Manhuaçu, o Laboratório Apura realizou um grande investimento em equipamentos, que são de tecnologia de ponta. Objetivo sempre foi conseguir uma análise adequada, precisa e fidedigna, a partir do material enviado, com total segurança para pacientes e profissionais envolvidos. Além dos equipamentos, a equipe de trabalho também recebeu por vários meses treinamento para garantir o melhor aproveitamento na prestação do serviço.

Além da alta tecnologia envolvida nos equipamentos, experiência dos profissionais e a facilidade da disponibilidade do serviço que é feito aqui mesmo em Manhuaçu, outra vantagem é a antecipação dos resultados. Um material, caso seja enviado para fora para avaliação hoje, demora em média, entre 30 e 45 dias para que o resultado retorne para avaliação médica. “Aqui no Laboratório Apura Anatomia Patológica a gente consegue garantir essa análise do material em até sete dias, com a entrega do laudo, seja ele final ou parcial”, garantiu.

Um laudo é considerado parcial quando há alguma doença que necessita de outros exames complementares, que também são feitos no laboratório. O conjunto de exames, embora possa estender um pouco mais o prazo para entrega, garante segurança em um laudo final ou mesmo o parcial.

Dra. Eveline Cristina

Natural de Manhuaçu, Dra. Eveline Cristina da Silva é médica, formada pela Faculdade de Ciências da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA e com duas residências médicas, uma delas em Anatomia Patológica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a outra em Citopatologia – com ênfase em Patologia Oncológica, pelo A.C. Camargo Câncer Center, em São Paulo. “Voltar para minha casa, minha terra, de onde sai para complementar os estudos e trazer máximo conhecimento e experiências de outras regiões e prestar um serviço médico de qualidade para a população sempre foi o meu objetivo, o que almejei”, disse ela.

Sobre o Laboratório Apura Anatomia Patológica, o diagnóstico de precisão e rapidez na entrega, traz um outro ganho para profissionais e pacientes na definição de tratamento. “Muitas vezes, a demora em um diagnóstico acaba atrasando o tratamento, que dependendo do caso traz prejuízos para todos os envolvidos. Antecipar o diagnóstico representa a possibilidade de uma conduta mais rápida, não perder o timing do tratamento, o que é extremamente benéfico principalmente para o paciente, mas também para o médico que garante um serviço com mais qualidade e uma terapêutica mais adequada e eficiente para o paciente que está tratando”, finalizou a médica.

O Laboratório Apura Anatomia Patológica está instalado em local de fácil acesso no Edifício das Clínicas, na rua Pedro Guarda, número 123, terceiro andar, sala 303, no Centro de Manhuaçu. O site www.apurapatologia.com.br, disponibiliza todas as informações sobre a história do laboratório, serviços, resultados e a localização no Google Maps que facilita para quem vem de fora. O telefone de contato é (33) 2123 0234, que também é Whatsapp. O laboratório está presente nas redes sociais, no Facebook e Instagram @apurapatologia, com todas as informações sobre serviços e dicas.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.