CARIACICA (ES) - A Prefeitura de São João do Manhuaçu levou 44 alunos da Escola Estadual Professor Juventino Nunes para uma visita de estudo à empresa Marca Ambiental, em Cariacica-ES, como uma das atividades de educação ambiental e conscientização do programa Lixo Zero.
A iniciativa do Prefeito Sérgio Camilo faz parte de um projeto voltado para a conscientização da população sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. Além dos estudantes, a visita de estudos contou com a presença do Diretor Adriano Vieira e dos professores das turmas convidadas.
A empresa Marca Ambiental foi a vencedora da licitação do CIS-Caparaó para atendimento aos municípios consorciados na região. Ela é responsável por dar a destinação correta dos resíduos sólidos (lixo) de São João do Manhuaçu e outras cidades vizinhas que já aderiram.
A proposta da visita foi que os estudantes conhecessem a estrutura de uma empresa que é referência no tratamento e reciclagem de resíduos. Há 27 anos, a Marca Ambiental mantém um parque de Ecoindústrias, destinado a tratamento e disposição correta dos mais diversos materiais.
Em Cariacica, os estudantes conheceram a Central de Valorização de Resíduos – a CVR Marca, que abriga todo o parque de unidades voltadas para cada tipo de material. Além disso, eles viram na prática o funcionamento da usina de triagem e a destinação e reciclagem.
LIXO ZERO
A proposta do Prefeito Sérgio Camilo é conseguir conscientizar a população da importância da coleta seletiva e da reciclagem. “Atualmente, estamos com o problema do lixão resolvido. A empresa faz a retirada do material e leva para o centro de tratamento em Cariacica. O meu projeto é construir uma usina de triagem para separar os materiais recicláveis, conseguir receita para os cofres do município e enviar somente o que é necessário para o aterro. Só que esse trabalho também começa pela conscientização da população e a separação do lixo nas casas e comércios”, destaca.
A coleta seletiva se mostra benéfica no âmbito social, ambiental e econômico. No entanto, o prefeito enaltece o ganho educacional, inerente a mudança de cultura. “Com a participação dos estudantes, essa visita permite que internalizem a necessidade de cuidar dos resíduos que produzem, ou seja, a responsabilidade compartilhada. Dessa forma, eles vão multiplicar o que viram aqui e poderão ajudar a conscientizar suas famílias. A próxima etapa é levar isso para as ruas de São João do Manhuaçu”.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São João do Manhuaçu