MANHUAÇU (MG) - As "Implicações em Procedimentos Contábeis no Brasil Pós COVID 19" foram tema de palestra para estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração das Faculdades Doctum Manhuaçu.
O Vice-presidente de Administração e Planejamento no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Professor Oscar Lopes da Silva (Mestre em Contabilidade e Finanças) apresentou o tema aos estudantes no auditório da instituição, acompanhado dos professores Mayure Cristina de Souza Oliveira; Jocimar Franco Barreto e Carlos Henrique Cruz e do Gerente Geral da Regional Caparaó das Faculdades Doctum, Magno Diniz.
Em sua apresentação, o contador e administrador mostrou as implicações da pandemia para a gestão das organizações e o trabalho na área de contabilidade no Brasil, desde a série de alterações de prazos e planejamentos, as alterações em diferentes leis e a própria capacidade do profissional contábil de se flexibilizar perante as mudanças.
Professor Oscar Lopes lembrou que a pandemia foi extremamente desafiadora e imprevisível para os profissionais contábeis, que tiveram que estar, de forma permanente, atentos às mudanças e preparados para as alterações que ocorreram nas legislações e prazos do setor, buscando entender e orientar seus clientes rapidamente.
Assim como em outras áreas profissionais, a pandemia de Covid-19 forçou empresas assimilarem novas formas de trabalho que não envolviam uma sede física. Ao longo da apresentação, o professor Oscar Lopes mostrou alterações nas Normas Brasileiras de Contabilidade e pontuou como os profissionais das áreas de contabilidade e administração podem atuar neste novo cenário.