REDAÇÃO - A Campanha Outubro Rosa lança um alerta mundial para a prevenção e a conscientização do câncer de mama. A doença surge quando células começam a se multiplicar de forma anormal na mama, crescem e formam um nódulo, um tumor maligno com potencial para se disseminar para o organismo. É o tipo mais incidente na população feminina e a primeira causa de morte por câncer neste público.
O CIS-Caparaó atua na prestação de serviços de saúde, através de uma ampla rede credenciada, para atendimento aos 15 municípios consorciados. O mutirão de exames de mamografia é realizado em clínicas credenciadas pelo consórcio.
Somente para São João do Manhuaçu, atendendo a demanda da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão permitiu a realização de 80 exames para pacientes do município. Neste ano, o número de exames até setembro totaliza 214.
A ação é voltada a agilizar o atendimento a mulheres que aguardam pelo procedimento e estimular o diagnóstico precoce, que é a melhor maneira de evitar mortes ocasionadas pelo câncer de mama.
A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para a detecção de lesões iniciais, mesmo em mamas aparentemente normais, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade em razão da doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados para 2022 66.280 novos casos da enfermidade, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Apesar da gravidade e da incidência da doença, o diagnóstico precoce é o grande aliado da mulher.
Assessoria de Imprensa do CIS-Caparaó