Portal Caparaó - Alto Caparaó premia seus melhores cafés pelo 9º Concurso de Qualidade
Agronégocios

Alto Caparaó premia seus melhores cafés pelo 9º Concurso de Qualidade

27/10/2022 - Atualizado em 27/10/2022 16h28

ALTO CAPARAÓ (MG) - Aconteceu na quinta-feira, 20/10, a premiação do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés Especiais de Alto Caparaó. O produtor Juventino Elias da Silva, conhecido por Tino, ficou em primeiro lugar pela quarta vez.

Criado como forma de incentivar a produção de cafés de alto padrão de qualidade, o concurso de qualidade de café ainda é um aliado na promoção do município como destino turístico.

Neste ano, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, convidou o empresário e Presidente do Conselho Curador do Convention Bureau das Montanhas Capixabas e coautor do livro “Agroturismo: impactos do turismo no espaço rural no Espírito Santo”, Leandro Carnielli para uma palestra com o tema “Agroturismo e Turismo Rural”.

Leandro Carnielli destacou que não existe lugar que não vai turista, o que existe é o local que não está preparado para receber o turista. “É preciso aproveitar o que há de melhor na cidade, a história, seus costumes, suas riquezas, a culinária. É preciso aproveitar a cultura local, estudar e buscar se espelhar em exemplos de sucesso”, disse Carnielli.

Carnielli disse, como exemplo, que um restaurante não pode enxergar no outro restaurante como concorrente, mas como parceiro. “Todos têm que estar bem para que o turismo alavanque. Um produtor rural que abriu sua propriedade para o turismo e percebeu que no turismo não tem concorrente mais, sim, parceiros e que nada vai mudar se cada um caminhar para um lado. A solução é acreditar e oferecer um ótimo produto e unir forças para desenvolver e crescer”.

PREMIAÇÃO

O vencedor do concurso de qualidade foi anunciado depois de muita expectativa. O café do produtor Juventino Elias da Silva, conhecido por Tino, com 87 pontos, ficou pela quarta vez na primeira colocação.

Foram muitos cafés com pontuação elevada e a decisão ficou em pequenos detalhes, como pode ser visto na diferença de pontuação entre os classificados.

10º lugar - Mônica de Fátima Freire, 82,4 pontos

9º lugar - Weder Batista Freire, 82,85 pontos

8º lugar Roniclei Foca, 83,25 pontos

7º lugar - Daniane Cler Marques 83,6 pontos

6º lugar - Adeildo Louzada, 83,85 pontos

5º lugar - Gilberto Serafim Pessoa, 84,05 pontos

4º lugar - Izaías Custódio, 84,6 pontos

3º lugar - Carlos Abel, 85,05 pontos

2º lugar - Anderson Domingos de Souza Robadel, 85,75

Carlos Henrique Cruz / Com informações e fotos de José Carlos Lovantino e Turismo Alto Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.