REDAÇÃO - Dois produtores da região das Matas de Minas estão classificados na final do primeiro concurso Campeões das Origens Brasileiras. A iniciativa é promovida pela Cafebras e tem como objetivo celebrar as origens produtoras de café. Podem participar cafeicultores com propriedades rurais em Minas Gerais e Espírito Santo.
Segundo Eustáquio Miranda, CEO da Cafebras, as expectativas estão altas para a 1° edição do concurso, que buscará reconhecer e valorizar todos os cafeicultores inscritos. "O Concurso visa apoiar, incentivar e reconhecer os talentos dos cafeicultores. Assim, não queremos que esta iniciativa seja mais um concurso de qualidade, mas, sim, aquele que reconhece e valoriza o talento do produtor com foco na origem, bem como enaltece a sua história, seus desafios e suas conquistas na busca pela qualidade do seu produto", afirma Miranda.
Os finalistas foram anunciados nesta segunda, 31/10. Os selecionados das Matas de Minas foram Alipio de Assumpção Santos - Sítio Vargem Grande - Alto Jequitibá – MG e Fabiano Henrique Diniz - Sítio Alto da Serra - Manhuaçu – MG.
Puderam participar cafeicultores com propriedades rurais nas seguintes regiões: Cerrado Mineiro, Alta Mogiana, Chapada de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Espírito Santo, com café da espécie Arábica (coffea arábica) que preencham os requisitos estabelecidos pela escala da SCA (Specialty Coffee Association), com pontuação igual ou superior a 85 pontos, processamento nos métodos Natural, Cereja Descascado ou Fully Washed ou outros métodos como fermentações induzidas por via aeróbica ou anaeróbica.
Ao todo, 12 produtores serão premiados, 6 em 1º lugar e outros 6 em 2º lugar. Eles receberão, respectivamente, R$ 10 mil e R$ 6 mil, pelo lote de duas sacas.