MANHUAÇU (MG) - Uma comitiva formada pela prefeita Imaculada, pelo Secretário de Obras Paulo Ferraz, pelo secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente Sandro Tavares e pelos vereadores Gilsinho, Juninho Enfermeiro e Alan do Alaor, membros da comissão de avaliação do siderbrita, está participando nesta quinta-feira, 03, do seminário “Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale”. A iniciativa tem o objetivo de atualizar os gestores e parceiros sobre o programa que tem destinado o agregado siderúrgico para a pavimentação de ruas e estradas rurais na região do Leste Mineiro, incluindo o município de Manhuaçu.
Esse material é doado para as cidades beneficiadas e oferece melhorias para a infraestrutura da cidade e para a vida dos moradores. Essa iniciativa leva a milhares de pessoas, das comunidades do Leste de Minas, o acesso à educação e à saúde, pois, por meio das estradas, elas conseguem chegar às escolas e hospitais com muito mais facilidade e segurança.
Quando o convênio foi anunciado à população, surgiram dúvidas sobre o impacto do agregado no meio ambiente. De acordo com a prefeita Imaculada, foram observadas todas as garantias de que o produto é seguro para aplicação. “A Usiminas se preocupa com a preservação da água, que é um dos principais insumos para a sobrevivência humana e para a realização dos processos siderúrgicos. No programa Usiminas Mobiliza Todos pela Água, os municípios que recebem o agregado siderúrgico para pavimentação de vias se comprometem a recuperar nascentes. Aqui em Manhuaçu a Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio já desenvolve um programa nesse sentido” – informou.
O município de Manhuaçu já recebeu 15 mil toneladas do composto siderúrgico e parte desse material já foi aplicado em trechos de difícil acesso de estradas rurais como do distrito de Vilanova, córrego Pinheiro, na ligação entre Bom Jesus e Santo Amaro de Minas e em outros pontos da zona rural.
O programa Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale já foi reconhecido internacionalmente pela World Steel Association, entidade que representa os produtores de aço, por sua excelência em sustentabilidade e também recebeu o Prêmio Hugo Werneck, maior premiação ambiental do Brasil.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu