SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - O Presidente do CIS-CAPARAÓ e prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, se reuniu com o Secretário Executivo Felipe Rodrigues Clemente e o Gerente de Iluminação Eliaber Alcântara para traçar algumas das ações deste final de ano, como a confraternização dos municípios do consórcio e anunciaram também novidades do planejamento de 2023, como o programa Farma CIS e mudanças no SETS (Sistema Estadual de Transporte em Saúde).
A reunião realizada na última sexta-feira, teve como intuito definir as ações para fechar o exercício de 2022, avaliando as demandas dos quinze municípios e trabalhar também o planejamento para o ano de 2023. “Estamos discutindo e vamos encaminhar aos municípios a proposta do Farma CIS, projeto novo do Governo do Estado, e que os gestores devem avaliar se iremos aderir. Temos também discutido como será o SETS para o segundo mandato do governador Romeu Zema com os municípios e ainda os projetos de transporte compartilhado”, destaca o Presidente Sérgio Camilo.
Na reunião, foram avaliados os projetos de destinação final dos resíduos sólidos que vários municípios implantaram em 2022 e ainda o programa de manutenção da iluminação pública.
FARMA CIS
O projeto do Farma CIS foi apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde para que o consórcio faça a gestão dos medicamentos básicos para atendimento aos municípios.
Segundo o Secretário Executivo, Felipe Rodrigues Clemente, “a intenção do Estado é resolver hoje o problema logístico para a entrega desses medicamentos e com isso ter uma economia de escala na compra dos medicamentos, ganhando tanto no preço, quanto também no tempo que é dispendido hoje de transporte até os municípios. Então a intenção dele é estruturar isso regionalmente através dos consórcios”.
Ele ainda explicou que a documentação do projeto foi encaminhada para cada município consorciado e a deliberação estadual do comitê intergestores. “Estamos tirando as dúvidas e orientando os municípios para decidirem sobre a adesão. É fundamental a manifestação de cada prefeitura”, detalhou Felipe Clemente.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Na área de iluminação pública, o presidente Sérgio Camilo ressaltou que uma nova empresa assumiu a manutenção nas cidades consorciadas. O serviço está sendo avaliado junto aos municípios e aos moradores a fim de atingir mais eficiência e eficácia na substituição das lâmpadas queimadas ou danificadas nas cidades.
“Tenho a alegria de saber que também vai começar a execução do programa de eficiência energética Procel Reluz com a Eletrobras para os municípios contemplados”, anunciou o presidente Sérgio Camilo.
O gerente de iluminação pública, Eliaber Alcântara, explicou que a demora na execução da chamada pública da Eletrobras foi devido a realocações dos pontos que serão substituídos por lâmpadas de LED. “A Eletrobras aprovou e estamos dando o andamento para entrar na parte da execução. Precisamos agora só montar os termos de referência e realizar os processos licitatórios para enfim dar início às obras”, pontuou.
PLANEJAMENTO PARA 2023
Sérgio Camilo detalhou também ações que já está sendo planejadas para 2023. Um dos projetos em andamento é realizar o seminário do programa Governo sem Papel, com previsão para o mês de março.
Ainda nas ações marcadas para o novo ano, um curso de capacitação para servidores dos municípios consorciados sobre a aplicação da Nova Lei de Licitações, que entra em vigor em abril.
“Queremos trazer essa capacitação para os nossos profissionais de cada município. Todos já estão buscando se adequar à nova lei e será importante esse curso para fazer uma gestão séria e comprometida com resultados, como é a intenção de todos os quinze prefeitos e demais funcionários do consórcio. Por fim, quero agradecer o trabalho de toda a equipe do CIS-Caparaó e a credibilidade que todos os municípios envolvidos nos dão para realizarmos esse trabalho com seriedade e compromisso com todo a população da nossa região”, finalizou.
Assessoria de Imprensa do CIS-Caparaó