Exame confirma gripe suína na cidade de Muriaé. No final da tarde de quarta-feira, 08, chegaram os exames realizados nas pessoas que estavam com suspeita da gripe A e o resultado deu positivo no exame da criança de dois anos, que já havia sido notificada pela Secretaria de Saúde. As pessoas já passaram pelo período de reclusão e tratamento e hoje não há nenhum risco de contágio, segundo informou Dr. Marcos Guarino.
A partir de agora, o governo não vai mais fazer exames, apenas em casos graves, e a gripe suína, esta sendo tratada como gripe A. A recomendação é que as pessoas evitem viajar para os lugares de maiores incidências da doença, com Argentina, Chile, México, entre outros.
A Organização Mundial da Saúde recomendou que os países deixem de testar todos os pacientes suspeitos de ter gripe suína e apenas analisem amostras de casos para realizar estimativas da disseminação da doença. A medida, que em parte já era adotada no país desde sexta-feira (3), significa o fim das estratégias de contenção do vírus e o reconhecimento de que haverá circulação livre do A (H1N1) por vários países, analisam especialistas. A OMS também informou que, pela segunda vez, modificou o nome oficial da doença: em vez de gripe A (H1N1), agora a doença chama-se gripe “H1N1 pandêmico 2009″.
Segundo a OMS foram registrados até ontem mais de 98 mil casos de gripe suína e o número de mortos chega a 440 pessoas, em 137 países. O Brasil possui 906 casos confirmados e uma morte
Em Minas. São 275 casos suspeitos, 124 confirmados e 193 descartados.
11/07/09 - 20:36 - Mariere Mageste - Diário de Muriaé