MANHUAÇU (MG) - Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
A boa notícia é que os homens que fazem exames e descobrem a doença precocemente terão chances de cura muito maiores.
Diagnóstico por exame de imagens
Estudos concluíram que o exame de Ressonância Magnética de Próstata apresenta o dobro de chances de detectar corretamente a gravidade de um tumor na próstata, podendo influenciar positivamente na escolha dos tratamentos indicados, com grande aumento de chances de cura da doença.
Em Manhuaçu e região, a população pode contar com o CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem, que possui equipamentos de última geração, que permite a visualização de lesões menores com mais detalhes, maior velocidade e o mesmo conforto, sendo superior em todas as aplicações para estudos neurológicos, cardíacos, vasculares e oncológicos.
A Ressonância magnética de Alto Campo, realizada pelo CDI é um exame de diagnóstico por imagem, não invasivo, que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo.
Quando um paciente é diagnosticado com câncer de próstata, após a realização dos exames de protocolo, a Ressonância poderá ser indicada para a conclusão mais assertiva do diagnóstico e definição do tratamento mais favorável.
Nem todo nódulo palpável é câncer e nem todo aumento do PSA ocorre por câncer. Portanto, a Ressonância Magnética da Próstata pode ser utilizada para investigar e definir com maior precisão, inclusive, o local para biópsia.
O exame, além de oferecer uma avaliação detalhada da próstata, permite determinar o tamanho do tumor, se cresce para fora da próstata e se disseminou para outras partes do corpo, como os linfonodos (gânglios), buscando ainda otimizar e favorecer o tratamento da doença.
O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas em seus estágios iniciais, por isso o alerta é não esperar pelo aparecimento de um sintoma para procurar um especialista.
O diagnóstico em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em 9 entre 10 casos.
Visite o seu médico regularmente!
Centro Diagnóstico Por Imagem - De confiança do seu médico.
Anexo ao Hopsital César Leite em Manhuaçu – telefone 33 3331-3300