MANHUAÇU (MG) - Cuidar da saúde dos dentes é tão importante quanto cuidar da saúde de todo o corpo. Pensando nisso, a gestão da prefeita Imaculada e da secretária de Saúde Ana Ligia Assis enxerga a pasta como uma das prioridades.
Em quase dois anos de governo da administração “Trabalhar para bem servir”, o coordenador da Saúde Bucal, Lucas Dornelas da Silva, trabalhou muito e alcançou números jamais vistos em gestões anteriores. Vale lembrar que os atendimentos foram suspensos durante a pandemia.
Para exemplificar os dados, somente no ano de 2022, a saúde bucal realizou 18.892 atendimentos, 102.617 procedimentos diversos. Foram distribuídas, de forma gratuita, mais de 675 próteses e feitos mais de 150 tratamentos de canal.
“Desde que assumi a coordenação, sempre preocupei em levar o atendimento odontológico para mais próximo da comunidade. Pensando nisso, descentralizei o atendimento e colocamos consultórios praticamente em todas as ESF. Hoje contamos com 21 consultórios instalados. Antes, eram apenas 7. Temos mais dois comprados para serem instalados”, contabilizou Lucas.
O serviço de saúde bucal avança com trabalho sério e dedicado. Além dos procedimentos já descritos, Manhuaçu também conta com serviço de frenectomia (língua presa) e atendimento a nível hospitalar para paciente especial com fila zerada. Oferta todos os tipos de radiografias e tomografias odontológicas, além de cirurgia de média e alta complexidade.
“A saúde bucal de Manhuaçu realiza inúmeros procedimentos, clínico e especializados, e atendimentos diariamente. Contamos com uma equipe de 54 colaboradores, distribuídos na zona urbana e rural, incluindo Palmeiras, o distrito mais distante e complexo da nossa sede. Realizamos a assistência de toda população do município de Manhuaçu”, finalizou Lucas.
Para realizar qualquer serviço ofertado pela saúde bucal de Manhuaçu, o cidadão deve procurar sua ESF ou sua agente de saúde para agendamento. O funcionamento é diário durante o horário de expediente da unidade.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu