Portal Caparaó - Café: Compradores internacionais visitam a região das Matas de Minas
Agronégocios

Café: Compradores internacionais visitam a região das Matas de Minas

18/11/2022 - Atualizado em 18/11/2022 14h19

REDAÇÃO - A região das Matas de Minas recebeu um grupo de investidores internacionais do setor cafeeiro. O evento é uma iniciativa do SEBRAE Minas e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), dentro das ações que antecederam a SIC (Semana Internacional do Café), com apoio do Conselho das Entidades da Região das Matas de Minas.

Durante três dias, o grupo visitou propriedades rurais e empresas do segmento do café e do turismo em Manhuaçu, Manhumirim, Luisburgo, São João do Manhuaçu, Reduto, Lajinha e Alto Caparaó. O grupo começou no sábado, em Manhumirim, na propriedade do presidente do Conselho das Matas de Minas, Sérgio Cotrim D´Alessandro e Simone.

O presidente do Conselho das Matas de Minas explicou para os visitantes como são produzidos os nossos cafés especiais, e como funciona a agricultura e produção de café na região e no país.

Os investidores Benjamin Andberg, Finlândia; Tim Castle, EUA; François Justet, Espanha; John Gibson; Dinamarca; Mohamed Alhasan-Kuwait e analista da Apex, Laiane Werneck, juntamente com Jean Costa, Analista do SEBRAE e Rafael, Amara, Roger Dias e demais, também do SEBRAE; tiraram dúvidas e visitaram a lavoura de café da propriedade, antes de se dirigirem para o restaurante "Cantinho da Fazenda" no município de Luisburgo, onde participaram de um delicioso almoço.

No primeiro dia, também participaram do 2º Cupping e Leilão das Matas de Minas e Caparaó, promovido em Manhuaçu, pela Amuc - Associação das Mulheres Produtoras de Café da Matas de Minas e da Região do Caparaó.

No segundo dia, o grupo esteve na sede da Coocafé em Lajinha e na cafeteria JDS em São João do Manhuaçu, além de outras propriedades rurais. No terceiro dia, a ação reuniu produtores das Matas de Minas no espaço do Castelo do Café, onde também foi realizado um cupping e uma avaliação geral da visita.

INTEGRAÇÃO

A visita foi uma oportunidade de apresentação da região e integração com compradores internacionais.

“É uma ação importante do SEBRAE em parceria com a APEX e a Região das Matas de Minas para trazer compradores de outros países para de fato entenderem as características da região, o clima, o relevo, enfim como é o café da nossa região.  Ações como essas geram relacionamento com esses compradores do exterior e isso é importante para fomentar esse mercado do café especial. Os compradores não querem só comprar esse café, mas também entender a origem, como é a produção. É isso que o SEBRAE busca promover através do projeto de desenvolvimento coletivo da cafeicultura da região das Matas de Minas para aumentar o mercado e o desenvolvimento da região”, destaca o analista do Sebrae Jean Costa.

MATAS DE MINAS

A região produtora de café Matas de Minas recebeu a chancela de Indicação de Procedência (IP) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Durante a estadia em terras mineiras, os estrangeiros visitaram propriedades centenárias, aprenderam sobre as técnicas de cultivo e preparo do café na região e conheceram características peculiares do produto.

Localizada numa área da Mata Atlântica, no leste do estado, a região das Matas de Minas congrega atualmente cerca de 36 mil produtores de café, responsáveis pela produção de 5 milhões de sacas anuais, 24% do total no estado. Em 64 municípios, com 275 mil hectares plantados na área demarcada, a cafeicultura gera em torno de 75 mil empregos diretos e 156 mil indiretos no auge da safra da colheita do café. Do total de propriedades, 80% são de pequenos agricultores, que plantam até 20 hectares de terra. O local conta com altitude entre 600 e 1,4 mil metros, o que o transforma num polo ideal de cultivo do café.

Portal Caparaó - Fotos Valdir Vieira / Castelo do Café / Coocafé / Divulgação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.