Portal Caparaó - Polícia Militar realiza comemoração do aniversário de 58 anos do Colégio Tiradentes
Geral

Polícia Militar realiza comemoração do aniversário de 58 anos do Colégio Tiradentes

04/12/2022 - Atualizado em 04/12/2022 12h48

MANHUAÇU (MG) - A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 01/12, e contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues e demais membros do alto comando da PMMG, sendo marcada por homenagens e pela inauguração de diversas obras de melhorias da estrutura do colégio.

As homenagens, com a entrega da medalha Coronel Argentino Madeira, foram prestadas às pessoas que contribuíram com a construção da história e reforma do Colégio Tiradentes, unidade de Manhuaçu, dentre elas, ex-professores, ex-diretores, ex-comandantes, ex-alunos, servidores da Secretaria de Estado de Educação, da Superintendência Regional de Ensino e da Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social da PMMG, além de membros do alto comando da Polícia Militar de Minas Gerais.

O Diretor de Educação Escolar e Assistência Social da PMMG, Coronel Welerson Conceição, discursou sobre a importância dos Colégios Tiradentes para a instituição, afirmando o orgulho da qualidade do ensino nas 30 Unidades do Colégio Tiradentes em Minas Gerais.

O Comandante Geral da PMMG, Coronel Rodrigo ressaltou sobre a grandeza dos investimentos feitos no Colégio Tiradentes em Manhuaçu e demais CTPMs distribuídos pelo Estado, e agradeceu a todos os homenageados por ajudarem a construir a honrada história do Colégio Tiradentes.

MEDALHA CORONEL ARGENTINO MADEIRA

A medalha Coronel Argentino Madeira, foi aprovada pela Resolução nº 4.856, de 13 de novembro de 2019, e instituída em comemoração ao quinquagésimo aniversário de instalação do colégio, e, tem por finalidade homenagear autoridades e personalidades militares e civis, além de organizações e entidades que contribuem ou contribuíram, de maneira ímpar, para o engrandecimento e fortalecimento do Colégio Tiradentes; quer seja pela seriedade, compromisso e dedicação com que atuam e participam da vida cotidiana da unidade; quer seja pelo espírito inovador com que tratam os assuntos relacionados à unidade e à segurança pública, de forma a materializar o reconhecimento de uma das unidades mais emblemáticas da Polícia Militar de Minas Gerais.

HISTÓRIA DO COLÉGIO TIRADENTES EM MANHUAÇU

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade de Manhuaçu, foi criado pelo então comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Major Luiz Nunes Neto, em dezembro de 1964. Foi designado como primeiro diretor o doutor Ary Nogueira da Gama e para as atividades de secretário o Capitão Fábio do Patrocínio. Em fevereiro de 1965 foi realizado o primeiro exame de seleção e as aulas tiveram início em março.

O CTPM funcionou inicialmente em um prédio cedido pela Educadora Sociedade Anônima (ESA). Em abril de 1967, foi instalado no prédio que ocupa hoje. A sede foi construída por militares, que não mediram esforços para dotar a cidade de Manhuaçu de um colégio com instalações funcionais. A própria sede do Batalhão só foi inaugurada quatro anos depois.

Ao longo de todos esses anos, o Colégio Tiradentes se consolidou como uma das grandes escolas de Manhuaçu, se tornando uma referência regional. A procura por vagas é intensa, graças à qualidade do ensino oferecido pelo renomado quadro de corpo docente, funcionários civis e militares altamente comprometidos com o processo de ensino - aprendizagem.

HOMENAGEADOS

Militares

- Capitão dos Portos de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Washington Luiz Vieira De Barros

- Coronel Alex Augusto Chinelato de Souza

- Coronel Cláudio Márcio Pogianelo

- Coronel Juliano Fábio Lemos Dias

- Coronel Terence P. Floriano Guimarães

- Coronel Alisson William da Silva

- Tenente Coronel Luciano Correia dos Reis

- Tenente Coronel Rubens José de Souza (veterano)

- Tenente Coronel César Freitas da Silva (veterano)

- Major Adilson Júnior Rodrigues de Freitas

- Major Giovane Carlos Nogueira de Assis

- Major Geraldo Domingues

- Major Jairo Gomes de Oliveira (veterano)

- Major Vicente dos Santos (veterano)

- Capitão Roberto Luiz Davi (veterano)

- Capitão Adão dos Santos (veterano)

- Capitão Ademir Antônio Prata (veterano)

- 1º Tenente Cesário José de Araújo

- 1° Tenente Vergílio Nascimento (veterano)

- 2º Ten Alexandre Roque da Silva

- 1° Sgt Fábio Gonçalves Lacerda (veterano)

- 3° Sgt Carlos Roberto de Lacerda (veterano)

- Cb Vicente Felício Moreira (veterano)

Civis

- Silas Fagundes de Carvalho

- Rodrigo Júlio dos Santos

- Adriana Gouveia

- Agildo Soares Dutra

- Ari Nogueira da Gama (Homenagem à família)

- Beatriz Zapalá Pimentel

- Carlos Roberto Ferreira

- Cássio Murilo De Souza

- Clóvis Dornelas Filho

- Edivaldo Oliveira Vasconcelos Coura

- Jabes Werner (Homenagem à família)

- João Cesar de Oliveira Leite Neto

- Luiz Carlos de Oliveira

- Loisiane de Cássia Assis Vieira

- Margareth Zapala Pimentel Baptista

- Margarida da Aparecida de Oliveira Soares

- Maria do Rosário Pena Vasconcelos

- Mônica de Junqueira Tasca Barros

- Neide Lemos Brito

- Otávio Bifano de Abreu

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS

As obras se concretizaram por meio do termo de descentralização de crédito orçamentário, um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Secretaria de Estado de Educação, que contribuirão para o bem estar e a qualidade do ensino prestado aos alunos do Colégio Tiradentes:

Plataforma de acessibilidade com cobertura do hall de entrada

Cobertura do pátio interno

Construção de dois vestiários

Construção e aquisição de materiais para dois laboratórios

Construção de uma sala para depósito

Rebaixamento do teto do salão de eventos do colégio

Usina de energia fotovoltaica

Aquisição de câmeras para o sistema de segurança

Aquisição de novos mobiliários, lousas, equipamentos eletrônicos e instrumentos para a fanfarra do colégio

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.