MANHUAÇU (MG) - Uma parceria estabelecida entre a Elominas Seguros, ONG Pro Rio Manhuaçu com a RPPN Irmã Sheila tem trazido bons resultados para a preservação da reserva na proteção ambiental. Na manhã desta terça-feira,6, aconteceu mais um plantio de mudas na área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Irmã Sheila, entre os bairros São Jorge e Cidade Nova, em Manhuaçu. A realização do plantio contou com a participação de representante da Fundação Espírita Rodolfo Henriques (FERH) responsável pela RPPN Irmã Sheila, ONG Pró Rio Manhuaçu, OAB e Elominas.
O objetivo é promover a manutenção da área de preservação permanente, incentivar a preservação ambiental e conscientizar a população sobre a importância de ajudar a manter o local sempre preservado e, as atividades de manutenção das áreas como o coroamento de mudas, adubação, manutenção das cercas isoladoras, roçada e plantio de novas mudas.
O trabalho de recuperação e plantio de mudas na área teve início em 2014, com o compromisso de 500 mudas no primeiro ano. No ano seguinte já possível o plantio de 2.500 e, cada ano o projeto ganha mais força e abrange novas áreas.
O empresário Ronan Carneiro, representante da Elominas Seguros conta que nesse ano serão plantadas 2.799 mudas pela empresa e mais 53 doadas por clientes, como forma do fortalecimento da parceria em prol do meio ambiente. Ao todo, serão plantadas 2852 mudas “A contribuição é muito importante. A cada ano, a gente tem avançado. Esse ano, a gente conseguiu também 500 mudas de Pau Brasil, que está em extinção e começamos a plantar aqui. Consegui uma carroceria cheia de sementes de palmito Juçara, na empresa TAEFRUT de Rio Novo do Sul -E.S”, explica Ronan Carneiro. Ele acredita que dará para superar a meta de plantio, em mais de cinco (5) mil covas de palmito. O compromisso de longa data, com a sustentabilidade visa a melhorar a qualidade do meio ambiente.
Para o Secretário Geral da ONG Pro Rio Manhuaçu, Keller Filgueiras, a parceria para o plantio de mudas representa um avanço importante. Enquanto muitas pessoas estão promovendo o desmatamento e queimas das áreas de preservação permanente, a ONG está buscando a proteção ambiental. “Ao longo desses anos, com várias parcerias temos tentado corrigir o erro de tantas pessoas que desfazem do meio ambiente. Já somam mais de 30 mil mudas plantadas e, a cada ano nosso objetivo é viabilizar um trabalho de conscientização em parceria com as instituições”, detalha Keller Filgueiras.
Eduardo Satil / Cidade Total