O Comando da 118ª Companhia da Polícia Militar de Rio Casca realizou treinamento com o objetivo de melhorar a qualidade da redação dos Boletins de Ocorrências registrados pelos seus policiais militares. O curso foi ministrado pelo 2º Tenente David, licenciado em Letras e atual professor de uma das turmas do Curso Técnico de Segurança Pública do 11º BPM em Manhuaçu.
O Boletim de Ocorrência, além de noticiar fatos de natureza delituosa, pode auxiliar na prevenção de crimes, dando conhecimento aos órgãos do sistema de defesa social de situações que, se não forem adotadas medidas, podem ocasionar problemas de segurança pública, tais como: iluminação pública deficiente, comércios sem alvarás, áreas arborizadas que se constituem em locais de risco, estabelecimentos sem condições de higiene, etc. “O Boletim de Ocorrência é um documento extremamente importante, pois, na maioria dos casos, dá início à ação penal pela Polícia Judiciária. É peça decisiva na instauração de inquéritos, podendo seguir até a mais alta instância da justiça que é o Supremo Tribunal Federal. Por isso, sua redação merece especial atenção!”, afirmou.
Foram passados aos policiais militares aspectos essenciais na construção do histórico do Boletim de Ocorrência, principais erros ortográficos detectados e medidas adotadas durante o atendimento e que merecem destaque para a autoridade destinatária.
Participaram do treinamento, militares da sede da 118ª Companhia PM e Comandantes de Destacamento, entre Sargentos, Cabos e Soldados, totalizando 28 militares.
Para o oficial, somente com o treinamento pode-se alcançar a excelência. “O boletim é o fechamento do trabalho do Policial Militar e cumpre importantíssimo papel social, pois possibilita à Polícia Judiciária, Ministério Público e Poder Judiciário, a oportunidade de fazer justiça”, concluiu.
Fonte: 118ª Cia PM – Rio Casca/MG -18:53 - 14/07/09