REDAÇÃO - O presidente do CIS-Caparaó, Sérgio Camilo, anunciou novidades para o ano de 2023 com foco na melhoria de atendimento na área de saúde dos 15 municípios consorciados e um novo projeto com foco na modernização da gestão pública – o Governo sem Papel.
Criado há 25 anos, o Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó soma uma população de 180 mil habitantes, que são beneficiados com os serviços de saúde, iluminação pública, transporte em saúde e destinação correta de resíduos sólidos. Atuando coletivamente, o consórcio proporciona serviços com melhor qualidade e mais eficiência para os municípios integrantes.
Em entrevista, o Presidente do CIS-Caparaó e prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Lúcio Camilo, anunciou dois novos convênios em andamento com a Secretaria de Estado de Saúde que reforçam o papel regional do consórcio.
FARMACIS
O primeiro convênio é para implantação do Farmacis. “A nossa proposta é fazer todo o gerenciamento regional de medicamentos, com aquisição de equipamentos, veículos e contratação de profissional farmacêutico. Dessa forma, o Estado vai conseguir descentralizar o atendimento, reduzir custos e o consórcio vai facilitar e agilizar a entrega dos medicamentos nas cidades da região”, destaca o presidente.
Para a implantação do programa, o CIS-Caparaó pleiteou um convênio de 882 mil reais para a implantação em 2023.
TRANSPORTA SUS
Neste ano, o CIS-Caparaó implantou o Conecta CIS e colocou toda a gestão do transporte de pacientes no sistema informatizado. Nos veículos, foi disponibilizada internet sem fio de graça para os pacientes manterem contato permanente com seus familiares.
Para 2023, uma mudança significativa é o novo Transporta SUS com a aquisição de mais quatro micro-ônibus novos.
“Atualmente, os micro-ônibus e vans do CIS-Caparaó já fazem o transporte eletivo dos pacientes para consultas, exames e cirurgias em várias cidades. Com o novo programa, vamos ampliar o atendimento e garantir mais eficiência para os pacientes e prefeituras”, reforçou Sérgio Camilo.
O consórcio está alinhando recursos da ordem de 1,7 milhão de reais para o novo programa.
GOVERNO SEM PAPEL
O presidente Sérgio Camilo também anunciou para o início do próximo ano a realização de um encontro para apresentação do programa “Governo sem Papel”.
A iniciativa busca melhorar a gestão pública nos 15 municípios consorciados com eficiência nos processos administrativos, agilizar e tornar processos digitais e armazenar dados públicos com segurança. O programa tem como foco essencial o cumprimento da nova lei de licitações.
Além de oferecer mais eficiência e economia, o projeto ainda vai ampliar a transparência e a produtividade dos municípios.