Portal Caparaó - APAC Manhuaçu segue como referência na ressocialização de condenados
Geral

APAC Manhuaçu segue como referência na ressocialização de condenados

15/12/2022 - Atualizado em 16/12/2022 13h50

MANHUAÇU (MG) - Quem visita a APAC de Manhuaçu tem a certeza de que a recuperação dos presos é humanizada e efetiva. Para ter certeza de que o sistema apaqueano de ressocialização é um modelo digno e responsável, na manhã desta quarta-feira (14), o subprocurador do município, Thiago Assad, visitou as dependências da unidade prisional, que tem convênio com a Prefeitura.

Dentro do período de implantação do modelo e a ausência de grades e vigilância quebra preconceitos, os frutos são colhidos de maneira brilhante. Tudo isso porque no sistema APAC, os recuperandos, como são conhecidos, são incentivados a estudar e participar de cursos profissionalizantes. Quando ganham progressão de pena para o regime semiaberto ou aberto colocam em prática o ofício aprendido, seja dentro da unidade ou em empresas parceiras.

“Estou impressionado com tudo o que vi. O sistema promove a humanização das prisões, mas sem perder a finalidade punitiva da pena e a reintegração dos detentos à sociedade, gerando a diminuição do índice de reincidência no crime. O trabalho feito aqui dentro é extraordinário. O convênio com a Prefeitura é muito bem empregado nessas dependências”, comentou Thiago.

Além dele, estiveram presentes a presidente da APAC, Denise Rodrigues; a vice-presidente, Terezinha Fani; o ex-secretário municipal de Cultura e Turismo e empresário, Silvério Afonso; além de funcionários da unidade prisional e recuperandos que hoje integram os quadros de voluntários do sistema.

A Prefeitura mantém convênio com a APAC. Recuperandos atuam nas Secretarias de Obras e Saúde, por exemplo, além do Corpo de Bombeiros, em diversas funções, como limpeza de escolas e ruas, além de pintura. Em 2022, 71 participaram ativamente.

Através do Serviço Municipal de Assistência Jurídica do Município, foram mais de 1 mil atendimentos realizados para reclusos hipossuficientes na APAC e no Presídio Regional.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.