MANHUAÇU (MG) - Com o firme propósito de realizar um trabalho voltado para a comunidade, no campo da segurança pública, o Consep retoma suas atividades com parcerias, dedicação e na busca de interagir com a população manhuaçuense. Na primeira reunião do ano, realizada na última terça-feira, 10, serviu para traçar algumas ações a serem desenvolvidas ao longo do ano.
Devido ao índice de criminalidade, que traz a sensação de insegurança às pessoas, a diretoria e membros do conselho decidiram retornar com as reuniões itinerantes nos bairros de Manhuaçu, para estabelecer um contato mais forte junto a cada comunidade e, assim buscar imediatas soluções aos casos considerados graves, que na maioria das vezes gera desconforto e insegurança. Fazendo valer o que diz a Constituição Federal, que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, sob a égide dos valores da cidadania e dos direitos humanos, através dos órgãos instituídos pela União e pelos Estados, se torna importante que haja interatividade da comunidade junto esses órgãos, que estão preocupados com o bem-estara social.
Para o Tenente Werner, as reuniões que ocorreram ano passado em alguns bairros trouxeram resultados surpreendentes, com a prisão de pessoas que geravam a intranquilidade. Ao mesmo tempo, as pessoas puderam entender o trabalho da Polícia Militar e, ainda contribuíram com várias denúncias.
Com isso, a diretoria do Consep já definiu algumas reuniões que estarão acontecendo ainda esse mês. De acordo com o presidente do Consep, Anízio de Souza, o momento é de unir forças, e fazer o conselho ser mais forte e presente nas comunidades e distritos. Ainda no mês de janeiro, a reunião itinerante estará acontecendo no bairro Santa Luzia. Em fevereiro no bairro Nossa Senhora Aparecida. Março acontecerá no bairro Matinha. No mês de abril será no bairro Santana; em maio no bairro Santa Terezinha e, em junho no bairro São Vicente. As datas seguirão o calendário das reuniões do Conselho de Segurança Pública.
Eduardo Satil