REDAÇÃO - A Justiça Federal concedeu decisão liminar em uma ação protocolada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e determinou que a União repasse o Fundo de Participação de Municípios à 58 prefeituras de Minas Gerais em 2023 com base nos coeficientes aplicados para as transferências no ano de 2022. Entre os municípios beneficiados com a decisão está Manhuaçu.
O Tribunal de Contas da União (TCU) havia determinado que para o cálculo do FPM em 2023 fosse considerado o tamanho da população de cada cidade apontado pelo censo parcial do IBGE, já que a instituição não concluiu o Censo Demográfico 2022 dentro do prazo.
Pelo censo parcial, 85 cidades mineiras perderam habitantes e, portanto, deixariam de receber, no total, R$ 375 milhões em repasses do FPM neste ano.
Apenas 58 prefeituras autorizaram a AMM a representá-las na Justiça e portanto, a decisão judicial de desconsiderar o censo parcial e usar o coeficiente aplicado em 2002 só vale para elas. A entidade ainda não tem um cálculo de quanto essas cidades representam do total de R$ 375 milhões.
“A juíza concedeu liminar em primeira instância. Isso não quer dizer que os nossos problemas estão resolvidos. Quer dizer, sim, que temos um pouco mais de tempo agora para que o Censo seja concluído. Aqueles municípios dos 85 que não mandaram suas procurações há possibilidade da gente entrar com uma outra ação para eles”, disse o presidente da AMM, Marcos Vinicius Bizarro.
Veja a lista das 58 cidades beneficiadas pela decisão
BAMBUÍ
BARBACENA
BELA VISTA DE MINAS
BERILO
BUENÓPOLIS
CABO VERDE
CARAÍ
CARMO DE MINAS
CASSIA
CHAPADA DO NORTE
CHAPADA GAÚCHA
CONSELHEIRO PENA
CORINTO
CORONEL FABRICIANO
DORES DE CAMPOS
FERROS
FRANCISCO BADARÓ
GLAUCILÂNDIA
IBIAÍ
IBIRACI
INHAPIM
IPABA
ITACARAMBI
ITINGA
JAÍBA
JANAÚBA
JORDÂNIA
LADAINHA
LAGOA DOS PATOS
MACHADO
MANHUACU
MATIAS CARDOSO
MATOZINHOS
MINAS NOVAS
MIRABELA
NINHEIRA
NOVA ERA
NOVO CRUZEIRO
NOVO ORIENTE DE MINAS
PAPAGAIOS
PEDRO LEOPOLDO
PIRANGA
POMPÉU
PORTEIRINHA
RESPLENDOR
RIACHO DOS MACHADOS
SANTA MARIA DE ITABIRA
SANTA MARIA DO SUACUI
SANTA RITA DO SAPUCAÍ
SANTOS DUMONT
SAO SEBASTIAO DO MARANHAO
SAO SEBASTIAO DO PARAISO
SENHORA DOS REMÉDIOS
TARUMIRIM
TIMÓTEO
TRES MARIAS
UBÁ
Pedro Augusto Figueiredo / O Tempo