Portal Caparaó - Polícia Civil de Manhuaçu adquire software de extração de dados de celular
Geral

Polícia Civil de Manhuaçu adquire software de extração de dados de celular

17/01/2023 - Atualizado em 18/01/2023 07h42

MANHUAÇU (MG) - A 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Minas Gerais em parceria com o COMSEP Manhuaçu no dia 15/12/2022 obteve a aprovação do Projeto “Atualização Tecnológica Da Perícia Criminal de Manhuaçu” junto a 2ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Manhuaçu, que destinou R$ 205.000,00 (duzentos e cinco mil reais) de recursos financeiros provenientes de pena de prestação pecuniária objeto de transações penais e sentenças condenatórias.

Os recursos foram aplicados para aquisição de uma licença dos softwares XRY (extrator de dados de aparelhos celulares) e XAMN (analítico de dados extraídos), os quais serão utilizados nos exames periciais da Seção Técnica Regional de Criminalística (STRC) de Manhuaçu. Os exames periciais em aparelhos celulares na STRC-MANHUAÇU eram realizados “manualmente” e limitavam a aparelhos desbloqueados.

O Delegado Regional de Polícia Civil de Manhuaçu, Felipe Ornelas e o chefe da Seção de Perícias de Manhuaçu, José Gouvêa explicam que com os aplicativos XRY e XAMN será possível extrair dados dos aparelhos celulares com maior agilidade, inclusive de aparelhos bloqueados por senha, além de possibilitar análise dos dados extraídos com aplicação de filtros, contribuindo sobremaneira com a agilidade nas investigações criminais de todos os procedimentos da área circunscricional da DRPC-MANHUAÇU.

O Delegado Regional Felipe Ornelas explica que "como praticamente todos os celulares com senha eram enviados para Perícia em Belo Horizonte, a apuração de crimes ficava prejudicada. Além do mais, agora a extração não será manual, mas sim automática e seletiva através dos melhores softwares do mundo, utilizado pelas polícias judiciárias europeias".

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.